Segurança de Petrolina, Afrânio e Dormentes é discutida em reunião

sdsSDS apresentou diagnóstico sobre a situação da segurança na região.
De acordo dados, 44 homicídios foram registrados em Petrolina em 2015.

Uma equipe da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, esteve nesta terça-feira (16) em Petrolina para apresentar um diagnóstico sobre a situação da segurança na região. Os resultados foram discutidos em uma reunião na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), com a participação de autoridades de segurança e líderes comunitários.

O diagnóstico apresentado pela SDS reúne informações da chamada Área de Segurança Integrada-26, formada pelos municípios de Petrolina, Afrânio e Dormentes. “Com base nos resultados de 2015, de 1ª de janeiro até aqui, vamos observar para ver como está a evolução da criminalidade. Em quais regiões estão mais graves, principalmente o Crime Violento Letal e Intencional, ou seja, os assassinatos e também os crimes contra o patrimônio”, explica o secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco, Rodrigo Bastos de Freitas.

De acordo com o levantamento, os índices da região não foram positivos. Até o mês de maio, foram registrados 44 homicídios. No mesmo período do ano passado foram 26 assassinatos. “Esse ano de 2015 houve uma alta nos homicídios entre janeiro e abril, nesses três municípios e Petrolina responde pela maior parte. Mas, foi uma tendência que se reverteu em maio e pelo andar dos números de junho, tudo indica que vai permanecer uma tendência de queda”, ressalta o secretário.

Reunião sobre segurança realizada em Petrolina (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)O presidente da Central Única de Bairros, Pedro Caldas, avalia o que deve ser levado em  consideração pelos órgãos. “Falta de investimento é um dos pontos que nós estamos cobrando do Governo do Estado, já que hoje Petrolina tem um elevado índice homicídios e temos um pequeno número de policiais e de viaturas. Defendemos que já é hora de ter um batalhão exclusivo para Petrolina, não podendo mais ser atendidas as cidades de Afrânio e Dormentes e localidades distantes”, disse.

A partir dos dados e das sugestões expostas na reunião, serão pensadas ações de melhoria para a segurança na região. “A gente escuta as demandas da comunidade como um todo, da sociedade em geral, dos políticos, dos lideres comunitários e dos municípios que compõe aqui o 5º Batalhão de Polícia Militar, como Dormentes e Afrânio”, garante o tenente coronel Isaac Guerra.

O delegado de polícia civil, José Renivaldo, também destacou a importância do diagnóstico. “A partir dai pode fazer um levantamento, levar as demandas aos escalões superiores e ver o que realmente pode melhorar para prestar um melhor serviço para a população”, explica.

 

(Fonte): G1