Uso do cinto de segurança é descumprido por motoristas em Petrolina, PE

Infração é grave e gera multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira.
Em Petrolina, 2.717 motoristas foram autuados sem o cinto em 2014.

faltacintoO Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro em relação ao uso do cinto de segurança. O Art. 65 afirma que é obrigatório para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional. Porém a determinação não é cumprida pela maioria das pessoas que trafegam em Petrolina.

Ao andar rapidamente pelas ruas e observar o comportamento dos condutores, não é difícil encontrar um motorista ou passageiro sem o equipamento. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), metade dos passageiros que estão na parte de trás do veículo não usam o cinto de segurança.

A penalidade para quem é flagrado sem o equipamento é grave, de acordo com o CTB, e resulta em multa de R$ 127,69 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação(CNH). Em Petrolina, 2.717 motoristas foram autuados por não usarem o cinto em 2014 e 635 notificações foram feitas até maio deste ano, de acordo com a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC).

O coordenador de Educação no Trânsito da EPTTC, Jilmar Barros, afirmou que o risco de morte aumenta caso haja uma colisão e os ocupantes do veículo não estejam com o cinto de segurança. “Esta pessoa será arremessada 50 vezes em relação ao seu peso normal”, disse.

 

(Fonte): G1