Bebê de 2 meses espera há mais de 15 dias por cirurgia no "Hospital Dom Malan" de Petrolina, PE

bebe

Bebê nasceu com uma má-formação e agora urina pela bexiga.
Família aponta suspeita de erro médico durante aplicação de remédio.

Um bebê de dois meses está há mais de 15 dias internado no Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ele nasceu com uma má-formação e, aos dois dias de vida, teve que passar por uma cirurgia para poder drenar a urina pela bexiga. Após a realização do procedimento, a criança teve sucessivas infecções e agora aguarda no hospital uma cirurgia de correção do aparelho urinário. Além disso, a família apontou a suspeita de erro médico ao realizarem a aplicação de uma medicação no pé do bebê, o que causou uma queimadura.

De acordo com a mãe, Francisca Luciano Braz, de 30 anos, que é moradora do Núcleo 3 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, o bebê nasceu com “hidronefrose à direita por válvula posterior da uretra” e que não foi diagnosticada na gestação. “Ele fez uma cirurgia para urinar pela bexiga quando tinha dois dias de vida. Depois da cirurgia, a urina começou a sair suja. Primeiro pensei que era pomada, depois prurido. Levei ele no hospital e disseram que era normal ele urinar sujinho. Quando ele deu entrada no dia 14 de julho, já estava dando convulsões por conta de uma infecção avançada”, explica.

Durante o internamento no Hospital Dom Malan, a criança  recebeu a aplicação de uma medicação no pé. E de acordo com mãe, existe uma suspeita de erro médico. “O pé ficou inchado e depois teve uma grave queimadura. Eles disseram que o acesso estava fora e a medicação foi para a pele e, por isso, queimou o pé do meu filho”, conta Francisca. Para denunciar a situação da criança, Francisca prestou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Petrolina e apurar a suspeita de erro médico.

A mãe, agora, espera que o bebê seja transferido para uma unidade hospitalar em Recife-PE, para que seja feita a cirurgia de correção. “O estado dele é grave e está começando a parar o funcionamento dos rins. A urina esta saindo pouco e amarelada e ele chora bastante pela dor. Ele tem que ir para ir Recife para fazer a cirurgia que liga a uretra ao canal do pênis. Mas não me dão nenhuma previsão de quando vai acontecer a viagem e isso tem que acontecer logo”, enfatiza.

O autor desta matéria G1, entrou em contato com assessoria de imprensa do Hospital Dom Malan para saber o estado de saúde do bebê e as providências que serão tomadas neste caso, mas não houve resposta.

 

(Fonte):G1