Celpe e Fundação Roberto Marinho oferecem curso gratuito para professores de Pernambuco

celpe fA Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), em parceria com a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, oferecerá um curso gratuito para educadores do ensino fundamental II e do ensino médio na temática Eficiência Energética. A formação se dará por meio da metodologia Energia que Transforma, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, com o apoio do Procel/Eletrobras e Ministério de Minas e Energia – MME.
 O objetivo do curso é formar educadores para mobilizarem seus alunos na aprendizagem do uso consciente dos recursos naturais, compreendendo toda a cadeia energética e incentivando o uso responsável da energia elétrica como forma de preservação do meio ambiente. Os educadores formados receberão certificados e material didático para uso em sala de aula.
 Para participar o professor deve estar lecionando regularmente em pelo menos duas turmas de alunos do ensino fundamental II ou ensino médio da rede pública ou particular de ensino. Serão ofertadas 200 vagas. As formações acontecerão nos municípios de Recife, Caruaru, Arcoverde e Salgueiro  no período de 31 de julho a 22 de agosto com carga horária de 20h por município polo.  O período de inscrição encerra no próximo dia 10 de julho.
 Cada professor participante receberá o kit Energia que Transforma,  formado por um DVD com 10 episódios da série Vida de República, exibida pelo Canal Futura, 30 spots de rádio onde o locutor esclarece dúvidas de seus ouvintes sobre questões relacionadas as temáticas energia, meio ambiente e sustentabilidade, um jogo educativo, cinco cadernos de texto e o cartaz com a linha do tempo da energia. O kit Energia que Transforma foi desenvolvido como recurso pedagógico para o educador.
INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e serão validadas respeitando-se a quantidade de vagas por polo  até o total de 200  participantes no Estado Pernambuco.  Para se inscrever o professor deverá acessar o site da Celpe – www.celpe.com.br, baixar a ficha de inscrição e enviá-la preenchida para o e-mailenergiaquetransforma-pe@avsi.org.br.  O professor  receberá  um e-mail validando sua inscrição, com data e local da formação.  Em seguida deverá confirmar sua matrícula no curso respondendo ao e-mail até o dia 10 de julho.
METODOLOGIA – O Energia que Transforma, por meio de uma proposta pedagógica interdisciplinar, prioriza o diálogo e fortalece a consciência sobre o uso eficiente da energia para a preservação dos recursos naturais observando a relação do homem com o ambiente que o envolve. As oficinas de formação promovem o diálogo e desenvolvem o aprendizado sobre assuntos diversos como: ambiente e energia, educação e cidadania, trabalho e pluralidade cultural.
 LOCAIS E DATAS DAS FORMAÇÕES:
*  Polo Arcoverde: 31.07 e 1º.08 – 8h às 17h
*  Polo Caruaru:  05 e 06.08 ou 07 e 08.08  – 8h às 17h
*  Polo Recife:  12 e 13.08 ou 14 e 15.08 – 8h às 17h
*  Salgueiro: 21 e 22.08 – 8h às 17h