I Feira de Ciências de Petrolina, inspirada no cotidiano dos alunos

11796422_662796707154904_8257513721077210785_nDesenvolver projetos com utilidades práticas para o dia a dia tornou-se um desafio para os estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Petrolina. Nesta sexta (31), a primeira edição da Feira de Ciências do município dará oportunidade a 105 alunos e 19 professores orientadores para mostrarem seus inventos, no Centro de Convenções. A exposição é das 8h às 12h.

Os alunos/ inventores representarão as suas escolas e disputarão o primeiro, segundo e terceiro lugar da Feira. O evento é dividido em duas linhas de pesquisas – tecnologia e maio ambiente e utilidades práticas do dia a dia. Além das placas com aço inox dourada, prata e bronze, que será entregue aos campeões das duas modalidades, as escolas acumularão pontos para o Troféu Eficiência, que terá dono no fim do ano.

pauloO coordenador da Feira de Ciência, Vitor Paulo Alves, acompanhou o processo de idealização e criação dos experimentos de cunho científico dos estudantes. Ele considera que a proposta do evento é desenvolver o interesse dos jovens pelas diversas ciências no país.

“A Feira é uma proposta inovadora na Rede [Municipal de Ensino] e visa, não apenas, instigar os alunos pelo conhecimento científico de uma área, mas por todas elas”, disse o coordenador.

De acordo com o Secretário de Educação, Cel. Heitor Leite, a partir da segunda edição, as universidades serão convidadas a participar da exposição. “O projeto é piloto e nas próximas feiras teremos a participação das universidades de Petrolina. Nós consideramos que o foco da secretaria deve ser aproximar os estudantes das ciências e, pensando mais pra frente, do ensino superior”, conclui.

Os jovens cientistas desenvolveram experimentos com a ideia de serem usados no cotidiano das comunidades. A Feira de Ciências objetiva incentivar a produção científica nas escolas.