Professores da Univasf deflagram greve nesta quinta-feira (23)

univasf_comemora_10_anosOs docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vão deflagrar greve por dentro indeterminado a partir desta quinta-feira (23). Mais de 500 professores decidiram na última assembleia realizada no dia 15 de junho por suspender as atividades, mas de forma programada.

Para discutir os rumos da greve e as pautas locais, a Seção Sindical dos Docentes da Univasf (Sindunivasf) agendou uma reunião ampliada nesta quinta-feira (23), às 8h30, no núcleo temático 03, no campus PetrolinaSede. No encontro além dos professores foram convocados os técnicos administrativos, terceirizados e alunos para definir uma adesão também ao movimento docente, já que todos estão sentindo os reflexos dos cortes orçamentários.

De acordo com o presidente da Sindunivasf, Clébio Ferreira, a suspensão das atividades dos professores no período de férias, reflete principalmente no andamento dos projetos de pesquisa e extensão da instituição. “É um período de recesso, mas os professores não ministram apenas as aulas, existem atividades administrativas, dos projetos de pesquisa e extensão”, destaca.

Dentre as pautas de reivindicação estão a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras, e sobretudo, a redução do orçamento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. “A Univasf está começando a greve com quase dois meses de atraso e o cenário mudou um pouco, os cortes foram mais drásticos do que esperávamos e tivemos quase 50% de redução. Em 2016 que vamos sentir os impactos dos cortes, na construção de laboratórios e nos programas de pós-graduação, que tiveram um corte médio de 75%. Além disso, programas como os cursos de Educação a Distância, que a Univasf tem mais 30 polos, não tiveram destinação de nenhuma verba”, esclarece.

Como reflexo dos cortes orçamentários, na quarta-feira (22), terceirizados protestaram na universidade em decorrência do aviso prévio de mais de 150 funcionários. A Univasf  possui campi em Petrolina -PE: Sede e Ciências Agrária; Juazeiro -BA; Senhor do Bonfim-BA; Paulo Afonso-BA e São Raimundo Nonato- PI.

Em nota, a reitoria da Univaf informou que foi oficialmente comunicada da greve, e até o momento o calendário acadêmico está mantido. Entretanto nesta sexta-feira (24), o Conselho Universitário, em reunião ordinária, tratará dos procedimentos administrativos referentes à matricula dos discentes e demais processos acadêmicos durante o período de greve docente.

 

(Texto):G1