Professores e alunos protestam contra cortes no Pibid em Petrolina, PE

img_1939
Estudantes e professores fazem manifestação contra cortes nas bolsas de iniciação à docência (Foto: Yuri Matos/G1)

Programa oferece bolsas de iniciação a docência.
Manifestantes fizeram uma passeata no Centro da cidade.

Cerca de 400 estudantes e professores de quatro Instituições de Ensino Superior do Vale do São Francisco protestaram na manhã desta segunda-feira (6) contra os cortes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os manifestantes começaram a se concentrar às 9h na Praça Dom Malan e fizeram uma passeata até a Praça do Bambuzinho, no Centro de Petrolina.

Os discentes e docentes estavam com cartazes, panfletos e apitos, além de um carro de som para chamar a atenção em prol da reivindicação. Os participantes se posicionavam na frente dos semáforos fechados das Avenidas Guararapes e Joaquim Nabuco e não chegaram atrapalhar o trânsito. Estavam presentes alunos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (Cevasf).

A coordenadora geral do Pibid do IF Sertão-PE, Débora Anjos, também comentou sobre a redução. “O Pibid é um programa que visa aperfeiçoamento da formação de estudantes de Licenciatura. Essa manifestação não é só aqui. Em todo o país os protestos acontecem em prol do programa. São muitas instituições que podem ser prejudicadas”, afirmou.

De acordo com a professora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), anunciou um corte de mais de 90 mil bolsas em todo o país. “Eu estou no programa desde que ele começou no Instituto Federal, em 2011. O governo deu oportunidades nas áreas de Física, Química, Computação e Música. De repente, quando o Pibid está crescendo na cidade, é anunciado o corte. Só no IF, 350 pessoas podem perder as bolsas”, contou.

Em Petrolina são cerca de 400 bolsistas que podem ficar sem o benefício (Foto: Yuri Matos/G1)Ana Freitas é estudante de Licenciatura em Informática e falou da importância do Programa para a sua formação. “Eu sinto que a educação está sendo desvalorizada. O Pibid não é uma bolsa de assistência. Ela ajuda a vivenciar o que é a docência na sala de aula nas escolas públicas. O objetivo dele é ampliar e melhorar a educação básica do país e, uma vez que ele é cortado, o aluno de Licenciatura fica desmotivado e pode até desistir do curso”, declarou.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal afirmou que nenhum bolsista terá o benefício suspenso.

 

(Fonte): G1