Venda de carros é impedida de acontecer no Ceape em Petrolina, PE

editadaComércio de venda de veículos acontece há mais de 30 anos na cidade.
Guarda Municipal faz trabalho de coibição.

A Guarda Municipal de Petrolina com auxílio da Polícia Militar, bloqueou o acesso de comerciantes de automóveis ao Centro de Abastecimento de Petrolina (Ceape) na manhã desta segunda-feira (13). Os trabalhadores impedidos de entrar realizam uma feira de compra e venda de veículos há mais de 30 anos, sempre às segundas-feiras pela manhã. Os guardas devem ficar no Ceape por tempo indeterminado.

Segundo o presidente da Associação dos Comerciantes e Feirantes do Ceape, Antônio Batista, há duas semanas a feira de compra e venda de carros estava funcionando em um terreno próximo ao Centro, mas o proprietário do terreno pediu para que eles saíssem. “Então na segunda-feira (6) voltamos para o Ceape que é o local onde a feira funcionou por vários anos, mas na sexta-feira (10), a Ordem Pública chegou com máquinas e fizeram umas valetas em três entradas para impedir a passagem dos carros”, contou.

Obstrução em uma das entradas do Ceape (Foto: Yuri Matos/G1)A feira aconteceu neste dia 13 em um outro terreno particular em frente ao Centro de Abastecimento. “Pedi para que os comerciantes monteassem a feira aqui provisoriamente. Vamos ficar até quando o dono do local pedir para que a gente saia. Nós vamos resistir até quando tivermos um local digno”, declarou Batista. “Nós achamos que não é necessário esse aparato todo, porque as pessoas que trabalham aqui são cidadãos, eles jamais entrariam em confronto com a Guarda Municipal, a Polícia Militar ou como quem quer que seja. A feira existe há mais de 32 anos no Ceape. Ela movimenta um pequeno capital, é só para as pessoas sustentarem as famílias”, concluiu.

Raimundo de Oliveira Santos trabalha na feira há 40 anos, quando ainda era montada na Orla I da cidade. Ele comercializa carros, motocicletas, peças de automóvel e eletrônicos usados. “Ficou complicado para a gente que quer trabalhar e não pode. Toda a vida nós trabalhamos no Ceape e agora não podemos entrar. Ficamos sendo jogados de um lugar para outro. Só queríamos um local definitivo para que pudéssemos trabalhar com tranquilidade”, desabafou Raimundo.

Segundo o secretário executivo de Ordem Pública, Jenivaldo Santos, a Guarda Municipal ficará no Ceape todas as segundas-feiras, pela manhã, com duas viaturas e nove homens. “A Guarda vai impedir que a feira de carros se realize no Ceape. O município não autoriza porque, além de ser uma feira ilegal, já está sendo negociada a saída dos comerciantes do Ceape e não faz sentido aceitar que um novo comércio se instale no local”, comentou o secretário.

Ainda de acordo com Santos, a feira não acontecia no Ceape. “Foi há duas semanas que o proprietário do terreno pediu para que eles saíssem e então na semana passada a Ordem Pública fez o trabalho de coibição”, afirmou. O secretário executivo ainda explicou que a restrição é só para os vendedores de carros. “Houve um mal entendido no dia que as máquinas foram. Os permissionários achavam que a coibição era para impedir o acesso deles, mas já foi esclarecido. A proibição é só para os carros”, disse.

“O município não arrecada nada com esse comércio e não se justifica investir nele”, afirmou Jenivaldo sobre um possível novo local para os comerciantes. “A feira acontece eventualmente às segundas-feiras e Petrolina tem vários espaços de médio a grande porte que poderiam servir para este fim. Eles podem levar a feira para qualquer outro lugar, menos o Ceape”, concluiu.

 

(Fonte):G1