11ª Festa do Tamarindo de Caboclo acontece de 28 a 30 em Afrânio, PE

 tamarindo

Festejo pretende incentivar a culinária e estimular o turismo na localidade.
Festa acontece desde 1995 com a criação de Comissão de Revitalização.

Como parte do calendário turístico de Pernambuco, acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, a tradicional ‘Festa do Tamarindo de Caboclo’, o povoado fica no município de Afrânio, no Sertão do estado. Esta é a 11ª edição do festejo que pretende preservar o sítio histórico, incentivar a culinária e estimular o turismo na localidade. O evento acontece desde o ano de 1995, quando começaram as atividades da Comissão de Revitalização de Caboclo.

O presidente da comissão, Cosme Cavalcanti, conta que a festa tornou-se uma oportunidade de movimentar economicamente o povoado. “A festa é um resgate não só das tradições, mas dos modos e costumes do povo. A primeira foi feita há 20 anos, teve uma interrupção e foi retomada. Diante da crise econômica, pensamos em não fazê-la, mas a festa é a única possibilidade de gerar trabalho e renda com a venda dos produtos locais como doces e peças de artesanato”, revela.

Produtos derivados de tamarindo ficarão em exposição durante o evento (Foto: Cosme Cavalcanti/Arquivo pessoal)De acordo com a programação, na sexta-feira (28), a partir das 9h, serão realizadas brincadeiras para as crianças em baixo do tamarindo. No turno da tarde, às 15h, haverá um curso de bolo de pote promovido pelo Instituto Federal Pernambucano (IF Sertão-PE). Já às 16h serão iniciadas as competições de jovens e às 19h, a Orquestra Philarmônica 21 de Setembro fará um concerto no Patamar da Igreja.

No sábado (29), o povoado vai receber uma caravana do Sebrae de Petrolina para visita o Museu Pai Chico e o Mirante da Serra. Às 14h, as pinturas do artista Iranildo Moura estarão disponíveis para a visitação na exposição em homenagem a Carlos Augusto ‘O jumento é nosso irmão’. Em seguida, às 15h, acontece o Cinema Popular no Cac. No turno da noite, a programação continua com a palestra ‘Bonito pra Chover’, às 19h, com o professor Mário de Miranda e às 20h, com uma seresta com Zé Maria e Convidados.

Museu do Pai Chico em Afrânio-PE (Foto: Cosme Cavalcanti/Arquivo pessoal)O encerramento da tradicional Festa do Tamarindo acontece no domingo (30). A partir das 8h, o povoado sediará uma Feira de Artesanato e apresentações e folclóricas. E às 9h, terá um concurso de produtos de tamarindo e degustação. Já às 10h, a animação do forró Pé de Serra com Adãzinho de Rajada e às 12h de show com Hosterninho e banda animam o último dia do festejo.

(Fonte): G1

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //