Ilha do Fogo terá horário de acesso fixado entre 6h e 19h, fora desse horário os portões vão permanecer fechados

ilha_1

Com a cessão do uso do espaço da Ilha do Fogo oficialmente concedida a Petrolina, a Prefeitura Municipal articula, juntamente com órgãos e associações da sociedade civil, ações que devem ser desenvolvidas na Ilha a curto, médio e longo prazos. Na manhã de ontem (19), o secretário executivo de Turismo, Iuric Pires, e o secretário executivo de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo dos Santos, reuniram representantes de entidades de segurança pública do município para organizar ações na Ilha de caráter iminente.

Participaram da reunião membros da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Além dos órgãos de segurança, participaram também representantes do grupo ‘Coletivos Amigos da Ilha’, da Associação de Pescadores da Ilha, da Univasf e um representante da Prefeitura de Juazeiro.

Uma das deliberações imediatas definidas pelo grupo foi o horário de acesso a Ilha, fixado entre 6h e 19h, durante todos os dias da semana. Nos demais horários, os portões de acesso vão permanecer fechados. “É um consenso de todos que, nesse primeiro momento, em que estamos juntando esforços para reestruturar a ilha, o acesso seja mantido apenas nos horários onde há segurança para os frequentadores do espaço”, reforçou Iuric Pires.

AGENDA DE AÇÕES

O grupo também definiu que, a partir do dia 1° de setembro, além das rondas que já são feitas diariamente pela Guarda Municipal de Petrolina, um efetivo do mesmo órgão terá permanência integral na área, durante os horários de funcionamento. A mesma data também foi demarcada para a implantação de lixeiras de coleta seletiva e o compromisso do Corpo de Bombeiros pelo retorno de oficiais no trabalho de salva-vidas. Já para o mês de outubro, está prevista a entrega da reestruturação da iluminação total da ilha.

O assessor de governo da Prefeitura de Juazeiro, Roosevelt Duarte, garantiu que a administração da cidade vizinha está inteiramente à disposição para consolidar parcerias em prol do acesso livre e seguro à Ilha, principalmente porque grande parcela do público que frequenta a Ilha é oriundo da cidade baiana.

Muitos outros projetos e propostas foram debatidos durante a reunião e devem ser concretizados a partir das parcerias realizadas entre a Prefeitura de Petrolina e instituições colaboradoras. “Há ideias excelentes e estamos fazendo um trabalho conjunto com a sociedade, com entidades, trazendo especialistas. É uma preocupação do prefeito Julio Lossio que esta construção seja coletiva, e é nesse caminho que estamos andando”, concluiu o secretário de turismo.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //

Ascom PMP/SEDESA