No Sertão de PE, escolas de Petrolina têm maiores médias no Enem 2014

4371005_x360

Sete escolas da cidade estão no top 10 do ranking no Sertão do estado.
Colégio da PM de Petrolina obteve melhor média entre as públicas.

O município de Petrolina ficou com as cinco melhores médias de notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2104, entre as escolas do Sertão de Pernambuco. Os dados foram divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O Colégio da Polícia Militar da cidade obteve a melhor posição no ranking entre as escolas públicas do Sertão. Os estudantes do colégio ficaram com média de 583,78 pontos nas provas objetivas, o que corresponde ao 36º lugar entre as instituição de ensino do estado. Entre as particulares da região, o Colégio Geo Petrolina foi a melhor colocada, na 26ª posição do ranking pernambucano.

Entre as instituições públicas um dos destaques foi o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Três campi da instituição, o Petrolina, Ouricuri e Salgueiro, aparecem entre as dez melhores colocação do Sertão. No Top 10 local aparecem ainda quatro colégios privados e um estadual, a Escola de Aplicação Vande de Souza Ferreira, também em Petrolina.

Das 58 instituições de ensino da região que aparecem no levantamento, uma das principais dificuldades comuns dos alunos das redes particular e pública é área de Ciências da Natureza. Nessa área do conhecimento, 47 escolas não conseguiram alcançar 500 pontos.

Três escolas do Sertão figuram entre as dez piores médias de pontos nas provas objetivas do estado, a Escola Professora Josefina Gomes Araújo, em Lagoa Grande, a Escola Antônio Vieira de Barros, de Salgueiro, e a Escola Padre Maurílio Sampaio em Santa Maria da Boa Vista, esta última ficou no último lugar do ranking.

As três instituições que ficaram nas posições inferioes são da rede estadual e têm outras coincidências, em duas delas, a de Salgueiro e a de Lagoa Grande, o índice de permanência de alunos varia de 40% a 60%. Uma das razões para a baixa média geral nesses locais é a redação, nas três escolas as notas não chegaram a 400 pontos. A relação completa das notas por escola do Enem 2014 está disponível online.

 

(Fonte):G1