Número de apreensões de maconha e crack aumentam em Petrolina, PE

 g1Até junho de 2015 a polícia apreendeu 26kg de crack e 172 kg de maconha.
Polícia disse que não há motivo para pânico.

O número de apreensões de maconha e crack em Petrolina aumentou nos últimos anos. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), do Estado. Apesar nos altos índices de casos, a polícia afirma que não há motivos para pânico.

A maconha e o crack são os tipos de drogas que lideram em número de apreensões na região do Vale do São Francisco. Segundo dados da SDS, em 2013, a polícia recolheu cerca de 23 quilos de crack e 33 de maconha. Já em 2014, houve um aumento significativo. Foram 55 quilos de crack e 670 de maconha. Em 2015, até o mês de junho, foram 26 quilos de crack e mais de 172 de maconha.

De acordo com a Polícia Miliar (PM), os bairros que registraram os maiores números de apreensões em 2015 foram: Centro, com 105 autuações, José e Maria, com 31 apreensões e João de Deus com 27. “Nós realizamos essas apreensões, através de operações diárias que desencadeamos em pontos estratégicos. Há também as operações feitas através de informações, denúncias da população que chegam até nós por meio da central de operações e também de operações feitas em conjunto com o serviço de inteligência”, destacou o capitão da PM Welber Cavalcante.

Droga foi encontrada no terreno de uma casa em Petrolina (Foto: Divulgação / Polícia Militar)O presidente da Associação de Moradores do bairro José e Maria, Gilmar Cândido Pereira, disse que é comum a presença da polícia circulando pelas ruas do bairro. Para ele, a maioria das pessoas que se envolvem com o tráfico no local, não são da região. “A maioria das prisões que acontecem aqui, são de pessoas de fora, O bairro José e Maria é grande, mas a polícia está atuando direto”, explica. Gilmar ainda destaca como problema pode ser solucionado. “Não é só a polícia, prender, prender. Tem que ter ação social. A população se unir, fazer uma ação social, para tentar evitar”, detalha.

Segundo a Polícia Civil, que é responsável pela maior parte das investigações deste tipo de crime, a maioria dos traficantes vem de outras localidades para vender a droga na região. “A droga não é produzida aqui. O pessoal vem de fora, com uma grande quantidade e aqui colocam nas mãos dos grandes traficantes e esses redistribuem para os menores traficantes. O mercado aqui é promissor para o tráfico, porque a demanda aqui é grande. Vale ressaltar que das 26 regiões que  é dividido o estado, na área de segurança, nós estamos em terceiro lugar, como a região que mais apreende drogas no estado de Pernambuco.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //

(Fonte): G1