Programa Bolsa Família, revisão cadastral para beneficiários

Os beneficiários do Programa Bolsa Família que estão há mais de dois anos sem atualizar o Cadastro Único em Petrolina não receberão o dinheiro do benefício, até que seja ajustada a situação.

Para que isso não aconteça, é necessário procurar o quanto antes o CRAS da localidade ou ainda a Secretaria de Cidadania do município.

Segundo Yanara Sobreira, diretora do Programa Bolsa Família em Petrolina, o valor do pagamento fica bloqueado e só deve entrar na conta no próximo calendário do Programa Bolsa Família. Ela ainda informou que quem perdeu o tempo determinado e tentar sacar o benefício receberá nova mensagem de bloqueio do dinheiro. Aqueles que não realizarem o procedimento terão o benefício cancelado. As famílias indicadas a participar dessa revisão receberam mensagens nos extratos de pagamentos e cartas de convocação.

“É importante avisar que as datas de pagamento mudam de um mês para o outro. E que cada quantia de benefício tem validade de 90 dias. Se não for tirado nesse período, o recurso volta para o governo federal. Por isso a necessidade da atualização dos dados, para que o beneficiário não fique no prejuízo“, disse a diretora.

Para fazer a atualização, a pessoa deve comparecer na Secretaria de Cidadania ou no CRAS de seu bairro com todos os documentos dos membros da família. São solicitados a carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, última folha de pagamento, certidão de casamento ou divórcio, uma conta de água ou luz e, para crianças menores de 16 anos, a certidão de nascimento e o atestado de freqüência escolar.

A revisão cadastral permite um aprimoramento na gestão do Programa Bolsa Família. Os beneficiários do Programa precisam cumprir uma série de condicionalidades, e a atualização é feita para acompanhar o cumprimento destas determinações. Durante a revisão cadastral é importante que a família indique os dados corretos e atualizados. Caso sejam repassadas informações que não condizem com a realidade, além de perder o benefício, a família deverá devolver o recurso corrigido ao Governo Federal.

Para maiores informações o telefone da Secretaria de Cidadania é o (87) 3862-9224. O endereço é a Rua Santa Cecília nº 35, Centro- Petrolina.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //

(Texto): Cauby Fernandes/Assessoria de Cidadania/ASCOM