Ação de controle à hanseníase acontece neste sábado em Petrolina, PE

photos_1Equipe da AME Josefa de Souza atenderá no bairro Pedra Linda.
Objetivo é identificar novos casos da doença e iniciar tratamento imediato.

Neste sábado (26), acontece em Petrolina, Sertão de Pernambuco, um Dia de Controle a Hanseníase. A ação será realizada pela equipe de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) Josefa de Souza, no bairro Pedra Linda, Zona Norte.

Durante a ação, a comunidade de Pedra Linda poderá fazer avaliações dermatoneurológicas de manchas ou lesões na pele e outros exames como a medição de taxa de glicemia e aferição da pressão arterial. A equipe de oito profissionais do AME Josefa Souza, também realizará uma busca ativa no bairro para identificação de possíveis casos de hanseníase e será iniciado um tratamento imediato.

A iniciativa tem o objetivo de identificar novos casos da doença no bairro, além de conscientizar aos moradores do bairro acerca da prevenção e controle da hanseníase. Segundo o coordenador do Programa de Controle à Hanseníase, Francisco Freitas, a expectativa é  atender aproximadamente 100 pessoas. “É a primeira ação neste sentido que realizamos no Pedra Linda. Até o final do ano, temos ações programadas nas feiras livres da Cohab Massangano, do Ouro Preto e da Areia Branca”, garante.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que ataca principalmente a pele e os nervos periféricos, mas também pode atingir órgãos como fígado e olhos. Os primeiros sintomas da doença são o surgimento de manchas dormentes na pele, de coloração vermelha ou esbranquiçada. O contágio acontece por meio das vias respiratórias do portador que não está sendo tratado. Apesar ser um tratamento prolongado, que pode durar entre seis meses e um ano, a doença tem cura e os remédios são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

(Texo/Via):G1

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //