Agricultores familiares do semiárido baiano recebem apoio da Codevasf

code1

Com o apoio da Codevasf produtores rurais do norte baiano terão melhores condições de atravessar os períodos de estiagem sem perder seus rebanhos. A Companhia entregou para associações de agricultores kits de máquinas forrageira/ensiladeira que auxiliam na produção de silagens para alimentação de pequenos rebanhos.

Na zona rural do distrito de Carnaíba, em Juazeiro, os produtores da Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Lages sobrevivem da criação de animais e da pequena agricultura de subsistência. Para José Carlos Nunes de Santana, presidente da entidade, o equipamento vai ajudar muito. “Vai ajudar muito porque as áreas de pastagens estão muito curta. E hoje tem que fazer pastagem para poder criar. Então esse equipamento chegou na hora certa”, explica.

Outra entidade beneficiada pela ação foi a Associação dos Agricultores Familiares da Lagoa do Peixe e Arredores, no interior do município de Remanso. Ivonete Dias Costa, representante do grupo, também está entusiasmada com o apoio recebido. “Estou feliz. Estamos muito contentes com esse apoio porque nós lutamos muito para conseguir a máquina. E eu vou reunir o pessoal para a gente ver como vai trabalhar com ela”, destaca.

codeva2

Os produtores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Ponta da Serra II e Arredores, também sediada no município de Remanso também receberam o apoio. Josenildo Lopes de Souza, presidente da entidade, conta os benefícios dos equipamentos. “Para triturar pasto, para fazer forragem para criação dos nossos animais”, conta.

A doação dos Kits de máquinas forrageira/ensiladeira deve beneficiar até 2016 cerca de 100 associações dentro da área de atuação da 6ª superintendência regional da Codevasf, sediada em Juazeiro, na Bahia. Os recursos são oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) e do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.

ASCOM – Codevasf

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //