Bandeiras são hasteadas ao som da Philarmônica Jovem em Petrolina, PE

img_6589

A comemoração da Indepedência do Brasil em Petrolina, reuniu um pequeno público nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (7), na Avenida Guararapes, em frente a prefeitura municipal. Pontualmente às 8h, as bandeiras de Petrolina, de Pernambuco e do Brasil foram hasteadas, respectivamente, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira, o coronel do 5º Batalhão da Polícia Militar, Isaac Guerra, e pelo prefeito, Julio Lossio.

Orquestra Philarmônica Jovem faz apresentação no 7 de setembro em Petrolina (Foto: Amanda Franco/G1)A Orquestra Philarmonica 21 de setembro Jovem acompanhou o hasteamento das bandeiras pela primeira vez. O grupo é formado por integrantes entre 15 a 21 anos que tocou, em versão clássica, o Hino Nacional.

A aposentada Ana Maria Ramos, de 66 anos, foi para a rua cedo acompanhar o tradicional hasteamento. “Eu não perco, todo ano eu venho”, disse. Ela, que é do Rio Grande do Norte, aproveitou a data para vestir a blusa da bandeira de Pernambuco, o estado que mora há muitos anos. “É muita alegria. A gente sente a beleza da data”, disse.

Já Socorro Soares, de 78 anos, também estava entre o público. Ela mora na cidade pernambucana há 50 anos e disse que faz questão de presenciar as comemorações cívicas que remetem às lembranças de quando pequena. “Chegou cedo. Tenho vizinhos que são militares. Todo ano eu estou aqui. A gente tem uma saudade e dá vontade de desfilar e lembro da minha infância”, contou.

Petrolinenses vão ao paço municipal conferir hasteamento das bandeiras (Foto: Amanda Franco/G1)O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, destacou que o mês de setembro a cidade tem duas datas importantes, além do Dia da Independência do Brasil há o aniversário da cidade. “Hoje é a grande festa nacional e dia 21 é a grande festa do município. Hoje temos o desfile militar com as forças dos Exército, Marinha e Aeronáutica, Guarda Municipal e Polícia Militar, que representam a segurança da nação e do cidadão. É um momento de cidadania importante e queria agradecer a todos que estão aqui para presenciar o momento”, destacou o prefeito.

 

(Fonte/Fotos):G1