Com 39% de cadastro biométrico, TRE realiza audiência em Petrolina, PE

img-20150917-wa0002_1

Com a baixa procura para fazer o cadastramento da biometria em Petrolina, no Sertão pernambucano, o Tribunal Regional  Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou nesta quinta-feira (17), uma audiência pública. A reunião aconteceu na Câmara de Veredores do Município e reuniu autoridades, representantes do TRE e sociedade civil. Em Petrolina estão cadastrados cerca de 191 mil eleitores, destes aproximadamente 40 mil realizaram a biometria.

Audiência discute formas de intendificar cadastramento biomnétrico em Petrolina (Foto: Leciane Lima/ TV Grande Rio)O presidente do TRE, Antônio Carlos Alves da Silva, ressaltou que o eleitor que não realizar o cadastro vai ter o título cancelado e ainda fica vetado de fazer concurso público, tirar o passaporte e renovar o Bolsa Família. “O percentual está em 39% de cadastramento em Petrolina e então resolvi aqui visitar e fazer essa audiência pública para saber onde estão sendo encontradas as dificuldades e nós do TRE selecionarmos mais kits  e mais pessoas para agilizar o cadastro na cidade”, relata.

Ele conta ainda que não é proibido que vereadores e prefeitos possam levar eleitores para fazer a biometria. “A proibição acontece apenas depois do registro eleitoral, que os candidatos perdem o número e a campanha. E qualquer pessoa da sociedade pode trazer o eleitor distante para fazer a biometria”, destaca Antônio Carlos.

O cadastro vai até o dia 31 de março do ano que vem. Para fazer o cadastro biométrico tem que agendar o atendimento pela internet, no site do TRE, ou ir pessoalmente à sede que fica na Rua Dona Justina Freire, na Vila Mocó.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //

(Fonte):G1