Desfile de 21 de Setembro – Aniversário de Petrolina – terá início às 18h

mini(49)O Secretário de Educação de Petrolina, Coronel Leite, reuniu-se com todos os representantes dos órgãos envolvidos, EPTTC, PMPE, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e Secretaria de Eventos na realização do Desfile do Dia 21 de Setembro. A secretária adjunta, Gilmara Lacerda fez a explanação de toda a programação do evento.

O tema do Desfile de 21 de Setembro deste ano é ‘Rio São Francisco: Pai e mãe de uma civilização singular, fonte de vida de um povo destemido. Rio das lendas e da identidade de um povo’. Os órgãos municipais, com apoio dos órgãos de segurança estaduais empenham-se no sentido de que todas as ações devem garantir a segurança e comodidade da população para assistir ao evento que acontecerá à noite, a partir das 18 horas.

A iniciativa de mudar o horário foi para beneficiar o público e os participantes do desfile, por conta das altas temperaturas do mês de setembro e foi consenso entre os participantes, em particular as escolas, após ampla consulta, que começou desde o ano passado, após o desfile.

As escolas públicas municipais e estaduais e também as escolas particulares da cidade se preparam com apresentações, fanfarras, carros alegóricos e bandas marciais, homenageando e alertando para o Rio São Francisco.

A Prefeitura de Petrolina se adequa às mudanças do desfile do dia 21 de setembro e estende os horários do transporte coletivo, beneficiando a população, que participará das comemorações pelo aniversário da cidade. Segundo determinação do Prefeito Julio Lossio, as empresas que circulam no município deverão prestar serviço até às 00h30. De acordo com a EPTTC, a frota de ônibus que será ofertada, na edição 2015 do desfile, será a mesma que foi disponibilizada no evento no ano anterior, quando as comemorações aconteciam pela manhã.

Serão disponibilizados também 20 agentes de trânsito que atuarão na Avenida Guararapes, Av. Souza Filho, Rua Dom Vital e Souza Júnior. A EPTTC também colocará viaturas motos para ajudar fiscalização nas imediações do evento. A guarda municipal também estará a postos com 24 guardas municipais, os quais ficarão incumbidos de fazer o isolamento das vias do percurso por onde passará o Desfile. O efetivo será distribuído ao logo de toda a Av. Guararapes.

Já a viatura de Unidade de Suporte Básico (USB) ficará em frente ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, caso haja alguma urgência ou necessidade de socorro a alguém.

Como todos os anos, a banda Philarmônica 21 de Setembro fará a alvorada festiva pelas ruas de Petrolina, saudando todos os seus moradores no dia maior de sua cidade. A concentração das escolas para o desfile está marcada para as 17h, na Praça do Monumento aos Pracinhas e o Desfile começará, impreterível às 18h. Mais de cinquenta pelotões desfilarão pela Avenida Guararapes, que receberá reforço na iluminação.

O Secretário de Educação, Coronel Leite, ainda fará mais uma reunião com os envolvidos no desfile, para os ajustes finais.

(Texto):Soraide Cavalcanti
Assessoria de Imprensa/ Seduc

 

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //