Petrolina adere ao Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

setembro_amarelo
Campanha de prevenção ao suicídio é realizada em todo o mundo; no Brasil, uma pessoa põe fim à própria vida a cada 45 minutos.

A prefeitura de Petrolina está apoiando o CVV (Centro de Valorização da Vida) na campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O movimento, de escala mundial – assim como o Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, e o Novembro Azul, de prevenção às doenças que atingem o sexo masculino – busca a conscientização da população a respeito do problema, considerado de saúde pública.

Nos próximos dias 28,29 e 30/09, o prédio da Prefeitura, o Monumento da Integração e o da Bíblia estarão iluminados de amarelo em virtude da campanha de prevenção ao suicídio, “Setembro Amarelo”.

O movimento mundial busca mostrar que existe prevenção para o suicídio em mais de 90% dos casos. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências emocionais, difíceis de serem reparadas. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.

De acordo com o CVV, para colaborar, qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover passeio de motos com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população. Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para a fanpage do CVV (www.facebook.com/cvv141) poderão ver o material compartilhado no Facebook. Algumas dessas fotos serão enviados ao IASP que vai reunir as principais ações ao redor do mundo.

O prefeito Julio Lossio destaca que “é dever do poder público atuar na prevenção de doenças e uma vez que várias doenças mentais se associam ao suicídio, a detecção precoce e o tratamento apropriado dessas condições são fundamentais na sua prevenção. Campanhas desta natureza são importantes e devem receber nosso apoio constante”, afirmou.

(Texto): Janaina Paiva
Ascom/Seinfram
PMP728x84