Prefeitura de Petrolina limita acesso à Ilha do Fogo para garantir a segurança do local

essa3(1)

Na terça-feira (1) a Prefeitura de Petrolina limitou o acesso à Ilha do Fogo no intuito de preservar o local. A medida foi adotada pelas Secretarias de Cultura, Turismo, Ordem Pública, Infraestrutura, Cidade, em parceria com a Vigilância sanitária, Policia Militar, Corpo de bombeiros e representantes do grupo coletivo Amigos da IIha.

As novas normas atendem as exigências da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para garantia da segurança. Segundo o secretário de Ordem Pública, Jota Santos, que participou da ação e conversou pessoalmente com as pessoas que estavam acampadas no local, “o que está feito é para o bem da Ilha do fogo e dos frequentadores, no momento está sendo proibido acesso de carros e motocicletas, acesso de animais, acampamentos, pontos comercias e a presença de crianças e adolescentes sem os pais. A princípio a Guarda Municipal ficará na ilha por tempo indeterminada e irá reprimir qualquer uso de droga ilícita” ressaltou o secretário.

ilhaSegundo o secretário de Turismo de Petrolina Iuric Pires “todas as medidas tomadas têm apenas um objetivo: garantir a segurança dos frequentadores e além dessas mudanças, a Prefeitura conta com a parceria de outras instituições para realizar ações de revitalização no espaço e as ações de médio e longo prazo vão continuar sendo discutidas com a prefeitura de Juazeiro, com a Univasf, o coletivo amigos da ilha, a Associação de Pescadores e também outros projetos que queiram participar da revitalização da Ilha do Fogo”

A segurança do local será feita pela Guarda Municipal que fará uma patrulha no local durante toda a noite. Outra mudança também é no horário, os portões da ilha ficarão abertos das 6h até as 19h.

Nos próximos dias será realizada novas reuniões para debater ações de melhoria na ilha do fogo com o grupo de trabalho sobre as normas de convivência do local. A ideia é que seja implantado no local projetos estruturais de cultura, como Museu do Ribeirinho e apresentação de grupos teatrais, além de serviços de limpeza, poda de árvores e iluminação.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //