6º Encontro nacional “MCA – Saúde, Cultura e Arte” discute humanização da saúde

foto-n2915-1590

foto-n2915Começou na manhã de hoje (9) o “6º MCA – Saúde, Cultura e Arte”,encontro nacional organizado pelo projeto de extensão Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Com a temática “Fazendo da queda um passo de dança”, o evento reúne,até segunda-feira (12), no Complexo Multieventos no Campus Juazeiro (BA), estudantes e profissionais das áreas de saúde, artes e educação de diferentes cidades do país.

foto2-n2915O projeto Sentindo na Pele, desenvolvido pela Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI) da Univasf, realizou atividades no local, entre elas a simulação de uma consulta de um paciente surdo, na qual o estudante de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) Rennan Lucena participou. Para ele, a iniciativa é importante para ressaltar a relevância da capacitação dos profissionais.“Por mais que seja uma brincadeira, a iniciativa é muito importante para mostrar para a gente a necessidade de ter contato com pacientes que tenham alguma deficiência, e se esforçar para atender melhor essas minorias”, destacou.

foto-n2915-1595Em um ambiente colorido e com elementos que remetem ao Nordeste, a palestra de abertura foi ministrada pelo arte educador Rafael Barreiro, conhecido artisticamente como Dom Gentileza. Ele falou sobre a importância do trabalho dos profissionais da saúde em transformar a queda, vista no sofrimento humano, em um passo de dança. Participou também da mesa de abertura, o artista Eugênio Talma Leite dos Santos, que relatou sobre a sua trajetória de palhaço.

foto-n2915-1594Para o estudante de Ciências Farmacêuticas da Univasf Iure Silva de Carvalho,a ideia de participar do evento se deu devido à necessidade de aprender a tratar o paciente de forma mais humanizada. “As atitudes que a gente tem são muito mais analíticas e quantitativas, então é necessário estar mais próximo do ser humano e poder senti-lo sem números”, explicou.

Durante os próximos dias, os participantes do “6º MCA – Saúde, Cultura e Arte” irão assistir a palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalho, entre outras atividades. Durante a noite, a programação terá apresentações culturais, lançamento de livros, sarau e uma clowndrilha. A programação completa do evento está disponível no site.

(Texto):Brena Souza

Fotos: Danilo de Souza

 

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //