Decreto regulamenta meia entrada para idosos

imagem20819_1

A presidente Dilma Rousseff assinou o Decreto 8.537/2015 (Diário Oficial da União, 06 de outubro de 2015), que regulamenta o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos. O Decreto assegura a meia entrada para todos e todas as pessoas idosas em cinemas, teatros, concertos, jogos, museus e parques. Amparadas pelo Estatuto do Idoso, pessoas com mais de 60 anos têm direito ao desconto de 50% na entrada em qualquer evento artístico, cultural, esportivo ou de lazer. Para ter acesso ao benefício, é preciso apenas apresentar o documento de identidade no momento da compra do ingresso. Segundo a lei, os estabelecimentos comerciais e culturais deverão disponibilizar em local visível ao público o número total de ingressos e a quantidade disponível para venda pela metade do preço.

Tudo isso só foi possível após grande esforço de articulação e luta pela garantia dos direitos do idoso que contou com a participação da coordenação da Caravana da Pessoa Idosa ( iniciativa desenvolvida pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco, através da Promotoria Criminal do Idoso ), em audiências no Senado e no Palácio do Planalto. Para Petrolina essa conquista representa um ganho a mais para nossos idosos, já que a cidade é referencia no tratamento da pessoa idosa em todo Vale do São Francisco.

A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania, tem dado total apoio aos idosos, dando a oportunidade para que eles tenham uma velhice cheia de atividades, tanto nos Centro de Convivência dos Idosos,como nos grupos espalhados pela cidade.

Nos Centros de Convivência de Idosos, os participantes estão inseridos em ações educativas, lúdicas e de prevenção e controle da saúde. O município de Petrolina conta com 18 grupos de idosos, sendo dois permanentes, nos CCIs Mimi Cruz e Vó Pulú e 16 externos/ alternativos, que realizam suas atividades em locais como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas Unidades de Atendimento Multiespecializado (AMEs), onde contam com psicólogos e assistentes sociais, além dos educadores.

O CCI Vó Pulú fica na Rua Sizenando Coelho, nº30, Loteamento Eduardo. Já o Mimi Cruz está localizado na Rua 25, s/nº, bairro Alto do Cocar. Ambos funcionam da segunda a sexta-feira, de 7h às 17:30. A Diretoria de Atenção ao Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 7h as 13h, na Secretaria de Cidadania, na Rua Santa Cecília, nº 35, Centro.

 

PMP728x84