Impasse sobre os dias parados na greve trava negociações; discussões com os bancos serão retomadas hoje

199761_ext_arquivo

O Comando Nacional dos Bancários suspendeu as negociações desta sexta-feira, dia 23, por conta do impasse na questão dos dias parados na greve. Os representantes dos trabalhadores voltam a se reunir com a Federação dos Bancos (Fenaban) neste sábado, às 9h (no horário do Recife), em São Paulo.

Depois de 18 dias de greve e muita pressão dos bancários, os bancos finalmente apresentaram uma proposta de acordo com reajuste acima da inflação. Na manhã desta sexta, a Fenaban ofereceu 10% de aumento para os salários, PLR e piso; e 14% para os vales alimentação e refeição.

Segundo a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, que representa Pernambuco no Comando Nacional dos Bancários, a proposta da Fenaban prevê o desconto ou compensação total dos dias parados, à escolha do empregado.

“Não aceitamos e exigimos dos bancos, durante as negociações da manhã desta sexta, o abono total dos dias parados. A Fenaban pediu um intervalo, por volta das 11h30, para consultar os bancos. Ficamos de plantão o dia todo, mas até às 23h, não recebemos retorno algum. Diante do impasse, remarcamos a reunião para este sábado de manhã”, explica Suzi.

1591714753Avanços – Segundo a presidenta do Sindicato, a forte greve dos bancários garantiu avanços na proposta da Fenaban. Depois de 25 dias de silêncio e 15 dias de greve, os bancos voltaram a negociar esta semana, durante quatro dias de intensos debates.

“Graças à mobilização dos bancários, conseguimos melhorar a proposta inicial de 5,5% de reajuste para 7,5% e, depois, para 8,75%. Recusamos todas essas propostas, pois elas representavam perdas para os bancários, já que a inflação do período foi de 9,88%”, detalha Suzi.

Nesta sexta, finalmente os bancos fizeram uma proposta com reajuste que contempla as perdas inflacionárias: 10% para os salários, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e piso. “E, com muita pressão, conseguimos arrancar um grande reajuste para os vales refeição e alimentação: 14%. Mas não podemos submeter esta proposta aos bancários porque ela prevê o desconto dos dias parados. Vamos continuar pressionando os bancos neste sábado para resolver este impasse”, diz. Suzi.

Bancos públicos – As negociações específicas com os bancos públicos devem ser retomadas assim que as discussões com a Fenaban forem encerradas. As diretorias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal informaram ao Comando Nacional dos Bancários que podem negociar ainda neste sábado, caso os debates com a Fenaban avancem. A retomada das negociações com o Banco do Nordeste ficou marcada para segunda, dia 26.

 

(Fonte): Seec PE, Contraf-CUT e Seeb SP

 

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //