Onda rosa toma conta de Petrolina na abertura do campanha de prevenção ao câncer de mama

9

Na noite de quinta-feira (01), centenas de pessoas se reuniram na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família do bairro Gercino Coelho, para a abertura da Campanha Outubro Rosa 2015. A solenidade contou com apresentação teatral, Banda Marcial, show pirotécnico e a participação de autoridades, moradores do bairro e usuários da unidade de saúde.

“A gestão Julio Lossio tem ampliado a oferta de mamografia para melhor atender nossas mulheres e garantir a prevenção do câncer de mama, aliado ao estímulo e conscientização do autoexame. Esse é um momento para chamar a atenção das nossas mulheres e pedir que elas se cuidem, façam o autoexame da mama, a mamografia e não deixem de realizar as suas consultas”, declarou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, que representou o prefeito Julio Lossio na solenidade.

Convida para a abertura do evento, a jovem Emmanoela Sena está em tratamento contra um câncer de mama e destacou a importância da Campanha Outubro Rosa e a sua função de alertar a população para a prevenção da doença. “A campanha do outubro rosa é importantíssima. Muita gente não se conhece. As mulheres precisam se tocar, conhecer o seu corpo, porque assim ela vai perceber quando aparecer qualquer coisa diferente nas mamas” disse a usuária, enfatizando que mamografia é um exame necessário e não dói.

Moradora do bairro Gercino Coelho, Lourdes Marque de Menezes, destacou o valor da Campanha para incentivar o cuidado com a prevenção. “Às vezes as pessoas se acomodam, deixam de fazer a mamografia e de verificar os seios, mas essa Campanha alerta que a gente não pode se descuidar e se descobrir alguma coisa diferente procurar o tratamento imediatamente”.

Após a solenidade, a comunidade saiu em uma grande carreata pelas ruas da cidade.

petrolina-rosa-1

Campanha:

Durante todo o mês de outubro a Secretaria de Saúde de Petrolina, em parceira com outras Secretarias da gestão Julio Lossio, desenvolverá ações para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A programação da Campanha conta com a realização de exames, atividades educativas e busca ativa.

“Esse ano teremos algumas novidades como a Ronda Rosa com o Nasf nas repartições públicas, a busca ativa de mulheres em situação de rua com o Consultório na Rua, Plantão Diário na Secretaria de Saúde para agendamento específico de mamografia durante todo o mês, além dos mutirões nas Unidades de Saúde”, conta a presidente da Comissão Organizadora da Campanha, Gilma Soares.

(Texto):Eneida Trindade
Assessoria de Imprensa

PMP728x84