Toyota traça meta ambiciosa de não fabricar mais carros movidos a gasolina

corolla 2
Crédito: Divulgação

 

TÓQUIO (IPC Digital) A Toyota, maior montadora do Japão, anunciou uma meta ambiciosa de não fabricar mais carros com motores movidos a combustíveis fósseis, até 2050, informou a agência AP.

A montadora prometeu envolver governos, empresas afiliadas e outros parceiros em seus esforços de reduzir as emissões de CO2 em 90%, até 2050, em comparação com os níveis de 2010.

Os carros elétricos não fazem parte da visão futura da empresa, esboçada por altos executivos em uma apresentação nesta quarta-feira (14), em Tóquio. A visão da Toyota contrasta com o planos da concorrente Nissan, que aposta no futuro dos carros movidos a energia elétrica.

A empresa projetou que venderá cerca de 3 mil carros movidos a célula de combustível até 2017, e cerca de 30 mil até 2020. Os motores movidos a célula de combustível não emitem C02 e têm potência comparável aos motores de combustão.

No ano passado a Toyota lançou o Mirai, seu primeiro carro movido a hidrogênio. A empresa alega que recebeu 1.500 encomendas do veículo no Japão, e espera conseguir mais encomendas com o lançamento nos EUA e na Europa.

“Vocês podem pensar que 35 anos é um longo tempo”, disse Kiyotaka Ise, diretor sênior da Toyota, em entrevista coletiva. “Mas para uma fabricante de automóveis planejar eliminar todos os motores de combustão, é algo extraordinário.”

Ise reconheceu que alguns carros movidos a gasolina ainda permaneceriam em pequenos mercados emergentes, mas em quantidades mínimas.

Ele e outros executivos da Toyota insistiram na inevitabilidade da sua visão global, sublinhando que os problemas causados pelo aquecimento global incentivaram um movimento na direção de uma sociedade movida a hidrogênio.

 

(Fonte):ipcdigital

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //