Univasf irá sediar o encontro nacional “6º MCA – Saúde, Cultura e Arte” a partir de sexta-feira (9)

mca 2

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá sediar o 6ª encontro nacional “MCA – Saúde, Cultura e Arte”, a partir desta sexta-feira (9), no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA). O evento irá reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para discutir as influências da arte e da cultura na humanização da saúde. Esta edição, que tem como tema “Fazendo da queda um passo de dança”, é organizada pelo projeto de extensão Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf.
O evento acontece até segunda-feira (12). Os interessados ainda podem se inscrever, por meio de formulário, disponível no site do 6º MCA. A taxa de inscrição é no valor de R$ 110. As inscrições também poderão ser feitas no local do evento.

Para a coordenadora da UPI e professora do Colegiado de Enfermagem da Univasf, Ana Dulce Batista dos Santos, o MCA irá contribuir para que os futuros profissionais tenham uma formação com base nos princípios de humanização da saúde. “O encontro tem o objetivo de sensibilizar e mudar o olhar para com as diferenças, através das práticas relacionadas à arte e à cultura”, afirma.

A programação contará com mesas-redondas com temas sobre saúde, cultura, espiritualidade, morte, comunicação, deficiência, sexualidade e gênero. Serão realizadas as desconferências “Fazendo da queda um passo de dança”, ministrada pelo arte educador Rafael Barreiro; e “A emergência da medicina tradicional indígena no campo das Políticas Públicas”, apresentada pela antropóloga social da Escola Nacional de Saúde Pública, Lucineide Ouriques Ferreira.

Os inscritos poderão participar de oficinas com foco em análise bioenergética, de improvisação, dança criativa e regional, constelação familiar, palhaçaria quântica e clown. Ainda serão realizadas apresentações de trabalhos, exposições fotográficas, sarau e apresentações culturais. Na ocasião, será lançado o livro “A Arte Sensível do Cuidar”, organizado por Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva, com poemas de 30 poetas e profissionais de enfermagem.

No último dia do evento, serão apresentadas as produções das oficinas, a premiação dos trabalhos e a discussão sobre a próxima edição do MCA. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do evento.

(Texto:Karen Lima)

Por: Assessoria de Comunicação

 

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //