'Temperatura continua elevada até dezembro em Petrolina', diz Apac

petrolinaflickr2

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

As temperaturas devem continuar elevadas em Petrolina e com baixa probabilidade de chuva. As informações são da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De acordo com o órgão, a maior temperatura registrada em novembro foi de 38.6ºC. Segundo a meteorologista da Apac, Maria Aparecida Fernandes, a probabilidade de chuva é baixa para a região. “Chuva pode ser que tenha de forma isolada.

Pode ocorrer alguma nebulosidade durante o início da semana. Mas, se ocorrer chuva, é fraca e de forma isolada. Talvez, não seja nem na Zona Urbana do município, mas em outra parte da região. O que podemos afirmar é que as temperaturas continuam elevadas, não vão baixar”, informou. Até o momento, a maior temperatura registrada no mês de novembro ocorreu no dia 13, marcando 38.6ºC e a menor foi no dia 11, com 21.4ºC. Mas a meteorologista explica que os termômetros podem ter registrado números ainda mais elevados. “Essa é a temperatura medida na estação meteorológica. Na cidade, elas ficam mais elevadas.

Quando a gente faz a previsão, faz do ar e essa temperatura do ar é em uma superfície gramada, na sombra, porque esse é um padrão do mundo inteiro. Então, no asfalto é bem mais alto e deve permanecer elevada até o mês de dezembro”, relatou Maria Aparecida. A meteorologista também explica porque a possibilidade de ocorrer chuvas durante o período são remotas. “Em novembro e dezembro costuma ocorrer pancadas de chuva.

Mas, esse ano, a tendência é de que a chuva fique bem abaixo do esperado. A quantidade deve ficar inferior ao que normalmente ocorre em dezembro. Esse ano nós estamos sob o efeito do El Niño e uma das consequências é o movimento descendente do ar. Na região Nordeste, esse movimento inibe a formação de nuvens e, sem elas, a temperatura fica mais elevada”, destacou. sabor do sertao 724x124//