Facape é recredenciada por unanimidade junto ao Conselho de Educação de Pernambuco

Aprovada Facape_jpg

Perto de completar 40 anos de existência no Vale do São Francisco, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) comprova mais uma vez a eficiência e responsabilidade do ensino ofertado: nos últimos dias, a instituição foi recredenciada por unanimidade junto ao Conselho de Educação de Pernambuco (CEE/PE).

De acordo com o diretor acadêmico da Facape, Antonio Habib, foi destaque na avaliação do CEE a política de qualificação do corpo docente, que tem como objetivo garantir que o quadro de professores – mestres e doutores – seja compatível com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD).

Outro ponto favorável à Facape na avaliação do Conselho foi a infraestrutura da autarquia, que hoje conta com uma biblioteca de 1.489m², amplo acervo bibliográfico, espaços de estudo coletivos e individuais, salas de vídeo, conferências e hemeroteca, com todos os ambientes climatizados. Na avaliação, o CEE classificou a estrutura como ‘diferenciada, superando em alguns aspectos a das demais universidades implantadas na região’.

“Nesse último recredenciamento, a Facape foi destacada pelos conselheiros do CEE, como sendo uma experiência exitosa na oferta do Ensino Superior no interior pernambucano. Para o Conselho, a instituição apresenta um padrão de qualidade comparável ao das grandes universidades do Estado”, explicou professor Habib.

Ainda segundo o diretor acadêmico, a autarquia atendeu a 100% das exigências do órgão e foi aprovada por unanimidade dos votos dos conselheiros. “Além dos ótimos resultados, o Conselho ratifica a importância da Facape como uma instituição que contribui para o desenvolvimento local e nacional”, destacou.

Recredenciamento

O recredenciamento acontece a cada cinco anos ou a cada ciclo avaliativo do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), a partir da avaliação local de três conselheiros do CEE, em que são realizadas conferências de documentos e a análise comparativa de objetivos institucionais, propostos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Ainda são avaliados o papel social e a infraestrutura da Instituição de Ensino Superior (IES). 

De acordo com o CEE, para que uma instituição seja recredenciada, é necessário atender no mínimo 14 requisitos de exigências do conselho, dentre eles estão a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, a implantação da política de qualificação docente e a renovação do seu regimento interno.

 

Ascom Facape

sabor do sertao 724x124

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar