Programação de aniversário do curso de Comércio Exterior prossegue durante Semana Universitária da Facape e UPE

Quarteto 2_jpg

A programação para celebrar os 10 anos do curso de Comércio Exterior da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) prossegue com minicursos e palestras durante a Semana Universitária, que começa oficialmente na próxima segunda-feira (9). Os eventos para comemorar o aniversário iniciaram no fim de outubro, quando alunos e professores se reuniram para falar sobre a importância do curso para o Vale do São Francisco.

De acordo com o coordenador do Colegiado, Antônio Cláudio Siqueira, há poucos cursos de Comércio Exterior no país, embora a inserção desses profissionais cresça a cada ano até fora do Brasil. “No Vale do São Francisco, há uma necessidade constante de profissionais da área de comercialização internacional. A inserção e valorização deles no âmbito das empresas locais não param de crescer. Mas o que chama a atenção é que muitos estudantes que passaram pela Facape ampliaram horizontes e hoje estão espalhados por várias partes do país e do mundo”, comemorou.

A informação foi confirmada pelos docentes do curso, que deram vários exemplos de ex-alunos que atualmente trabalham em outros países, como Alemanha e Estados Unidos. Segundo o professor Antônio Cláudio, o profissional de Comércio Exterior é peça fundamental nos processos de importação e exportação.

“Esses profissionais trabalham no desembaraço aduaneiro, ou seja, tratam de toda tramitação documental para que não haja nenhum entrave tanto no processo de exportação como importação. Aqui no Vale do São Francisco, por exemplo, os produtos são bastante perecíveis e não podem sofrer nenhum percalço ou atraso, seja burocrático ou alfandegário”, explicou.

Celebração

Além da presença de estudantes e professores, o Quarteto de Cordas da Opus 68 abrilhantou o evento que abriu as comemorações do aniversário. Houve ainda uma exposição de fotos no rol da biblioteca da Facape.

Quem deseja participar das palestras e minicursos na próxima semana deve se apressar: as inscrições terminam neste domingo (8) e são feitas exclusivamente no site: www.facape.br Na página eletrônica também está disponível a programação completa da Semana Universitária.