Almoço reuniu prefeito de Petrolina e alunos intercambistas que foram aos Estados Unidos

O grupo de alunos intercambistas que viajou para a América do Norte em novembro se reuniu nesta segunda-feira (14), num almoço com o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, e o secretário de Educação, Heitor Leite. O encontro no restaurante do Palace Hotel também contou com os familiares dos estudantes.

Lossio recebeu os convidados e ressaltou o interesse dele em aumentar o número de intercambistas para o …ano que vem. “Se pudéssemos mandar todos os alunos para uma visita dessas, seria interessante. Evidentemente que nós estamos construindo isso baseado no mérito [de cada estudante]”. Ele continua. “Esse é um programa exitoso e que vamos procurar ampliá-lo”, completa o prefeito.

Em 2015, sete estudantes, dois professores e a coordenadora do ‘Intercâmbio Cultural’ fizeram a viagem para os Estados Unidos. No ano anterior, cinco alunos, um docente e a coordenadora seguiram para a Inglaterra.

PARTIU
Uma aluna que aproveitou muito a viagem e esteve no almoço foi a Fernanda Barbosa, 14 anos. No 9ª ano do Ensino Fundamental, a menina entrará para o Ensino Médio em 2016. Mas a experiência fica. “Ninguém valorizava a matéria e hoje tem muita gente na minha escola estudando mais o inglês só para viajar”, afirmou. “Próximo ano, não serei mais do município, mas eu gostei muito da oportunidade que tive, principalmente por ter ido à Disney”.

Fernanda foi acompanhada pela prima Bárbara Alves, 14 anos, até o aeroporto Senador Nilo Coelho, no dia da partida. A jovem estuda num colégio particular da cidade e falou da reação da amiga. “Era um sonho pra ela. Quando saiu o resultado, a Fernanda ficou eufórica”, lembrou. Bárbara iniciará um curso de inglês próximo ano.

Leite falou dessa euforia. “Isso mostra que o programa deu certo; que basta incentivarmos que os alunos vão atrás. O programa de intercâmbio se consolida com uma experiência exitosa”, avalia. O titular da Educação também falou da viagem de 2016. “A ideia é acrescentar o número de dias, de atividades didáticas e de alunos”, completou.

PRESENTEADO
No almoço, o prefeito e o secretário receberam um presente da turma de intercambista. Os estudantes deram um modelo de espaçonave que trouxeram do Norte. “É uma lembrança de agradecimento pelo apoio que recebemos irrestritamente”, disse Stella Marcia Freire, coordenadora do projeto de Intercâmbio Cultural de Língua Inglesa.

 

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js


//

//