Chapéu de Palha já tem data definida para cadastramento dos agricultores do Sertão do São Francisco

chapeu-palha-mulheres-logo

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado de Pernambuco iniciará o cadastramento dos agricultores rurais no programa Chapéu de Palha no dia 18 de janeiro do próximo ano. A primeira etapa do programa beneficiará os trabalhadores da Fruticultura Irrigada de sete municípios do Sertão do São Francisco. A data foi marcada após reunião do coordenador do programa, coronel Humberto Cavalcanti, com representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais e patronal, além de prefeitos da região.
“Há uma expectativa grande na região para o início do programa. Nós acreditamos que haverá um aumento de 10% no número dos cadastrados em 2016 em relação a este ano“, afirma Humberto Cavalcanti. Em 2015, foram inscritos 10.154 agricultores das cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e Petrolândia.

Durante a visita a Petrolina, Humberto Cavalcanti se reuniu com o prefeito Julio Lóssio. “Foi um encontro bastante produtivo. Entre vários pontos discutidos, acertamos uma parceria entre o Estado e a Prefeitura para o período do cadastramento dos agricultores. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde irá promover uma campanha de prevenção ao mosquito aedes aegypti“, conta o coordenador do programa. O cadastramento dos trabalhadores em Petrolina irá ocorrer em sete pontos, entre eles o Centro de Convenções.

Cadastramento

Para se cadastrar em 2016, é necessário ser trabalhador rural da fruticultura irrigada, auxiliar de câmara fria e de casa de embalagem, embalador ou tratorista e ter mais de 18 anos. Também é preciso ser morador de um dos sete municípios pernambucanos contemplados pelo programa no Sertão do São Francisco – Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó e Petrolândia. Não serão admitidos trabalhadores desse segmento que residam em outras cidades. Outros critérios para o cadastramento serão divulgados em janeiro.

Neste ano, o Chapéu de Palha beneficiou 9.897 trabalhadores da fruticultura irrigada em sete municípios do Sertão do São Francisco. Além de um auxílio financeiro no valor de R$ 246,45, complementar ao Bolsa Família, participam de cursos de qualificação profissional. O Chapéu de Palha, nas três etapas – Fruticultura Irrigada, Cana-de-açúcar e Pesca -, em 2015, cadastrou 50.325 trabalhadores rurais em 90 municípios do Estado.

(Fonte): Ascom Seplag

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js


//

//