Em Petrolina, cadastramento biométrico continua sendo obrigatório mesmo com voto manual

img_5033

A notícia divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que as eleições de 2016 seriam do modo manual e não mais através de urnas eletrônicas, pegou muita gente de surpresa. A portaria publicada no “Diário Oficial da União” no último dia 30, causou dúvidas na população, principalmente sobre o cadastramento biométrico. No Fórum Eleitoral de Petrolina o processo continua sendo feito de forma regular e é obrigatório.

O chefe de cartório da 145ª Zona Eleitoral de Petrolina, Edvanilson Araújo, disse que já foi possível notar uma queda na procura pela biometria um dias após o anúncio do TSE. “Sentimos que essa divulgação nacional afetou a demanda por atendimento em Petrolina. Hoje já caiu a procura e muita gente tem ligado para saber se a biometria é importante ou não, porque a notícia confundiu muita gente. Porém, a biometria continua normalmente, obrigatória como sempre foi, para melhoria do sistema de votação brasileiro”, explicou.

Edvanilson ainda enfatiza que mesmo que as eleições sejam manuais, a biometria não perdeu a importância, nem o prazo. “O que foi divulgado ainda não é definitivo, pode sofrer uma mudança e mesmo que seja definitivo, não será utilizado apenas nas eleições do próximo, mas em todas as eleições subsequentes. Ainda que essa ideia seja lançada pelos tribunais superiores, em nada altera o prazo final para o cadastramento, que segue até o dia 31 de março de 2016”, detalhou.

Para realizar a biometria de todos os eleitores de Petrolina, o Fórum Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e no sábado das 8h às 12h. Quem não fizer o processo terá o título cancelado e, até o momento, não terá alternativas de regularização do documento. Os eleitores ficarão impossibilitados de tirar passaporte, empréstimo público, fazer recadastramento no Bolsa Família, participar do programa Minha Casa, Minha Vida, concorrer a vagas em concursos públicos, além de outros impedimentos.

Eleições
A portaria foi divulgada no ‘Diário Oficial da União” da segunda-feira (30) e assinada pelos presidentes dos tribunais superiores. Segundo o documento, o bloqueio de R$ 1,7 bilhão, determinado pelo Executivo no orçamento do Judiciário, tornou inviável as eleições de 2016 de forma eletrônica.

“No entendimento dos tribunais, seria menos gasto realizar as eleições desta forma. Se assim for decidido, cabe a nós acatar o que foi determinado pelos tribunais superiores. É mais trabalhoso tanto para realizar a votação, como a totalização dos votos e divulgação do resultado. É triste, mais é uma possibilidade e não uma realidade”, destacou Edvanilson.

(Via):G1-Petrolina

sabor-do-sertao-646x112