Idosos conhecem povoado de caboclo

Foi-se o tempo em que envelhecer era sinônimo de idoso em casa, cuidando dos netos. Atualmente, o cenário é outro: pessoas chegando à terceira idade com uma vida ativa e independente. Em Petrolina  a realidade dos nossos velhinhos emociona!

Os grupos da Terceira idade que se reúnem nos Centros de Convivência dos Idosos (CCI’s), têm no dia a dia uma extensa programação durante o ano inteiro. E nessa reta final do ano de 2015, o presente para os idosos  será uma viagem cultural. Eles vão conhecer o Povoado de Caboclo.

*Caboclo, em pleno Sertão do São Francisco, parece cenário de filme. Uma viagem no tempo. Ruas sem asfalto, um casario construído no século XVII, árvores centenárias, lagoas com águas medicinais e muitas lendas e causos contados pelos mais antigos moradores. É neste cenário, onde a história e turismo se confundem, que está mergulhado Caboclo, povoado no município de Afrânio, a 130 km de Petrolina.Caboclo parece ter parado no espaço.  As poucas ruas dão ao lugarejo um ar de sítio histórico muito bem preservado.  As pequenas casas, construídas em adobe (tijolos queimados), de fachadas coloridas dão ainda mais um ar histórico ao lugar.

Para Zeldir Araújo de Souza ,coordenadora do CCI Mimi Cruz no Alto do Cocar, o fato de ser uma atividade em grupo estimula o idoso a querer participar desses eventos. “Isoladamente é difícil uma pessoa sair de casa. Ter coragem, por exemplo, para visitar obras de arte ou museus. Em grupo, tem outra conotação e faztoda diferença.”

Para o Prefeito Julio Lossio, nos  CCi’s , os idosos se sentem à vontade ,  e tudo que se coloca para eles realizarem  tem boa  receptividade. “Eles gostam de estar presentes, porque não querem perder nada. Gostam da companhia, de encontrar os amigos e de ser bem recebidos. Essa vontade de participar reflete a mudança de concepção do próprio idoso e da sociedade petrolinense  sobre o processo de envelhecimento. Pelo que vejo, são idosos ativos, que querem a todo o momento aprender alguma coisa. Gostam de ser independentes”, garante o prefeito.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js


//

//