Perspectivas e Anseios do Ensino de Ciências em Petrolina, PE

ciencias

Ensinar Ciências pelo modelo tradicional ainda é realidade em muitos municípios, porém, Petrolina, vem se consolidando como um verdadeiro exemplo a ser seguido. Os dados ascendentes do Interage (documento macro da SEDUC que avalia os rendimentos e as frequências dos alunos da Rede), comprovam isto.A partir do Interage, foi criado, na Rede, o ranking (Score) das escolas do Ensino Fundamental – Séries Finais, possibilitando perceber onde as dificuldades se concentra e como proceder para saná-las.

Já que se observa, uma nítida demonstração mundial pelo interesse no Ensino de Ciênciasque vislumbra uma nova formação Continuada, capaz de envolver os seus professores num processo de autoafirmação da ideologia de formar futuros cientistas. O impacto do ensino de Ciências sobre a qualidade da educação envolve um exercício relevante de raciocínio, que desperte,no aluno,esse desejo pela mecatrônica, cibernética, nanotecnologia, física quântica, química nuclear, diversas engenharias e afins.

O saber científico problematiza o conhecimento fracionado para constituir conhecimentos teóricos e práticos orientado para o foco nos resultados e, por falar em resultados, todas as nossas expectativas foram superadas em 2015. Triplicamos a média de participações nas formações oficiais, marcamos presença significativa nas formações extras, parcerias construídas com a Universidade de Pernambuco, Instituto Federal de Vitória de Sto. Antão, Ministério Público de Pernambuco, Instituto federal de Petrolina, Comitê Gestor Crack é Possível Vencer. Intensificamos os plantões pedagógicos em unidades escolares que estavam nas últimas posições do Score fazendo com que a 30ª escola (último lugar) alcançasse a marca de 73% de rendimento dos alunos (7,28 de média), participações no Projeto de Rede “Petrolina que Inventa” (nisto podemos e vamos melhorar).

Nossa meta de alcançar uma educação de qualidade atende a um aspecto fundamental no ensino para as ciências, que não consiste apenasem aplicar o conhecimento dos livros de forma meramente teórica e/ou mecanizar a proposta curricular da Rede Municipal de Ensino de Petrolina. Informação e vivências participativas são recursos importantes no processo de ensino aprendizagem voltado para destacar no Ensino de Ciências a formação do indivíduo como ser científico.

É preciso fazer menção a política adotada pela pasta da educação municipal e o reconhecido trabalho desenvolvido pelo Secretário Heitor Leite, que valoriza o educador, apoia a escolas e intensifica ações para melhoria do ensino. Que em 2016, não percamos o foco e continuemos na visão cientifica do conhecimento.

(Por): Vitor Paulo

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js


//

//