Petrolina apresenta Comitê de Enfretamento ao Aedes Aegypti

SEDUC

Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (02), a secretária de Saúde, Lucia Giesta, a pedido do prefeito Julio Lossio, apresentou o Comitê de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, formado também pelos secretários de Ordem Pública, Jota Santos, Infraestrutura, Tatiane Lima, e Educação Cel. Heitor Leite.

A medida visa intensificar as ações de combate ao mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “A estratégia é gerar uma maior mobilização com a intensificação das ações dos Agentes de Combate às Endemias e profissionais nas Unidades de Saúde,  além de limpeza pública e fiscalização dos imóveis fechados. Já nos reunimos hoje para traçar ações imediatas”, pontuou Lucia durante a coletiva.

“Sabemos que o período chuvoso é bastante crítico, então, em relação aos imóveis fechados vamos solicitar o apoio do Ministério Público para que seja permitida a visita dos agentes nesses locais”, acrescentou Santos.

Outras medidas já foram viabilizadas pela Secretaria de Saúde. “Tínhamos 124 agentes, número suficiente para atender à população, mas diante da epidemia ampliamos para 134. Os 10 novos agentes farão a borrifação das casas nos locais com notificação da doença a, ainda, contaremos com o apoio do Exército”.

Em relação à microcefalia, em Petrolina, há apenas 2 casos confirmados da doença. A Secretaria de Saúde iniciou processo de aquisição de repelentes para distribuir às gestantes, que são acompanhadas nas Unidades de Saúde, e intensificou as orientações sobre a importância do pré-natal.

Dengue, Chikungunya e Zika Vírus 

Em 2015, já foram confirmados 1495 casos de dengue, nenhum de chinkungunya e zika vírus. Para evitar o Aedes Aegypti as medidas são bastante conhecidas como  não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas entre outros.

“O país como um todo está em estado de alerta e não adianta só poder público fazer sua parte, é necessário o envolvimento da população. Vamos todos nos unir e evitar a proliferação do mosquito, pois já temos dois óbitos no Brasil por Zika. Dengue mata e Zika também mata”, finalizou secretária de Saúde.

Assessoria de Imprensa

sabor do sertao 724x124