Senhores pais, preparem o bolso, material escolar ficará até 30% mais caro em 2016

material-escolar-devera-ficar-10-mais-caro

O ano nem começou ainda, mas 2016 promete fortes emoções para o bolso dos pais. Isso porque o preço do material escolar deve ficar até 30% mais caro. A estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae) é que o reajuste seja de pelo menos 10%.

O jornal Correio* foi às ruas esta semana e constatou que o reajuste dos produtos já alcança a casa dos 30% na comparação com o ano passado. “Os artigos de papelaria estão mais caros por conta da desvalorização do real, alta do dólar, do aumento dos insumos e da mão de obra”, explica o presidente da Abfiae, Rubens Passos.Ainda segundo Passos, os produtos fabricados no país, como caneta, borracha e massa escolar, podem ter um aumento de até 12%.

Já os produtos importados, como mochilas, lancheiras e estojos, terão aumento de até 30%. “Nossa dica é que os pais façam pesquisas de preços e antecipem a compra do material”. Além da alta inflacionária e do dólar, a tributação em cima desses itens é outro fator que acaba encarecendo a lista.

Proprietário da Livraria e Papelaria Popular, na Praça da Piedade, Arnaldo Alves revela que muitos itens básicos da lista escolar tiveram alta de até 30%. “O aumento do dólar afeta 95% dos produtos, que são importados. Fomos pressionados a comprar antes dos distribuidores para pegar lotes mais baratos. Mesmo assim, vamos ter que repassar para o consumidor”.

(Fonte): Estadão

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js


//

//