Água das torneiras em Petrolina está salobra e volta a ser alvo de polêmica

agua_torneira

As últimas chuvas em Petrolina estão trazendo de volta uma antiga polêmica na cidade. A população começa a reclamar novamente da água com excesso de turbidez e gosto salubre. O motivo tem relação com o Riacho Vitória, onde a captação da água é feita pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). É possível que o problema seja o mesmo de quase dez anos atrás, quando as chuvas da época causaram o teor excessivo de sal na água do Riacho Vitória.

O novo problema levou o deputado estadual Odacy Amorim (PT) a se manifestar. Quando foi prefeito de Petrolina, entre 2007 e 2008, Odacy interviu no sistema de captação do Vitória, acabando com a água salobra na cidade. Lamentando a situação, o parlamentar disse que vai pedir explicações à Compesa.

Odacy também irá em busca de uma resposta da Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup) – que tem como finalidade fiscalizar, entre outros serviços, a atuação da empresa que opera o sistema de abastecimento d’água e a qualidade do líquido oferecido à população. O deputado quer saber se houve desatenção da Armup na cobrança pela limpeza e manutenção da área de captação do Vitória. “Realizamos a ação há quase 10 anos e esse sistema teria que passar por manutenção constante. A Armup foi o órgão criado para acompanhar a atuação da Compesa e seus serviços prestados aos petrolinenses. Vamos em busca de uma resposta para o problema ter voltado e pedir providências urgentes à Compesa”, informou Odacy.

O deputado agendou para a manhã de hoje (25) um encontro com o gerente regional da Compesa, João Raphael, para discutir o problema. Ele deve ir junto com João Raphael ver de perto o problema e tentar buscar uma nova solução.

[ad name=”728×90″]

(Via):Carlos Britto