Julio Lossio propõe ampliação do programa Mãe Coruja em Petrolina, PE

00_Mãe

O apoio às gestantes, promovido pelo programa Mãe Coruja, foi pauta de uma reunião nesta quinta-feira (21) com a presença do prefeito Julio Lossio. O programa é uma iniciativa do governo do estado que busca reduzir a mortalidade materna e infantil, trabalhando Políticas Públicas integradas.

Participaram da reunião a coordenadora do programa em Petrolina, Angélica Mayumi Eguchi; a secretária de saúde do município, Lucia Giesta; a secretária-executiva da Mulher Roseane Farias e a articuladora municipal do programa Vanencia Nogueira. No momento foi apresentado um balanço do programa na cidade.

Em Petrolina o programa Mãe Curuja  é viabilizado por meio de parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e das unidades de saúde e AMES, onde acontece o atendimento a mulher e a criança, com a realização de pré-natal, consultas médicas, de enfermagem e odontológica, vacinação e outros procedimentos que as gestantes necessitam.

Para o prefeito, Julio Lossio, há uma necessidade de ampliação do número de mulheres acolhidas pelo programa em Petrolina, já que apenas 20% das gestantes do município são atendidas pelo Mãe Coruja. “Vamos levar a proposta para o governo estado para que seja ampliado o número de Cantos Mãe Coruja aqui na cidade e pensar na possibilidade de serem unidades per capita”, destaca o prefeito Lossio.

De acordo com a secretária de saúde, Lucia Giesta, Petrolina contabiliza 3 mil gestantes cadastradas na rede básica de saúde municipal, que são assistidas durante todo período gestacional. A secretária reforça que o município ofertará no próximo mês atendimento às gestantes também através do programa Anjo da Guarda.

ASCOM PMP

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js


//

//