Reservatório de Sobradinho mesmo com toda essa chuva continua muito baixo, apenas 3,31% de seu volume útil

barragem

As barragens do Rio São Francisco começaram o ano de 2016 apresentando números preocupantes. A começar pela maior delas: a barragem da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA), onde encontra-se o terceiro maior lago artificial do mundo. De acordo com informações da ONS o reservatório na quinta-feira (21) estava com 3,31% de seu volume útil.ONS

Nos três primeiros dias do ano, a vazão da barragem mostrou uma média de 970 m³/seg de água – o equivalente a 20,7% da média mensal histórica de vazão para o mês de janeiro, registrada entre 1931 e 2014 (4.677m³/seg). A pior marca para o mesmo mês ocorreu no ano passado: 1.106m³/seg.

Cachoeira-Casca-Danta-4-768x502Mas com as fortes chuvas acontecendo no estado de Minas que há oito anos a vazão da Cachoeira Casca D’anta na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, não era tão intensa como a que foi registrada nesta quarta-feira (20), segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). As chuvas frequentes de uma semana inteira elevaram o nível do Rio São Francisco em quatro metros.

O volume é de 200% a mais que em 2014 e 2015, quando o rio enfrentou seca drástica da nascente histórica. Ainda na região Centro-Oeste de Minas, as cidades de Divinópolis, Córrego Danta e Conceição do Pará adotam medidas para reduzir o prejuízo causado pelas chuvas.

Mas logo o volume da barragem de Sobradinho dobrará nestes próximos dias com as fortes chuvas na cabeceira.

 

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js


//

//