Polícia Federal apreende quase três toneladas de maconha em Orocó-PE

[ad name=”728×90″]roça maconha

A Polícia Federal (PF), de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, apreendeu, nesta terça-feira (1º), 400 kg de maconha pronta para consumo e erradicaram 75 mil pés da droga em Orocó, também no Sertão do Estado. Um agricultor, de 32 anos, que estava em um casebre, no momento em que a polícia chegou ao sítio, foi preso e é apontado como o dono do entorpecente. Com a ação, quase três toneladas de maconha foram incineradas.

O homem já foi preso em 2005 pela Polícia Federal por tráfico de drogas. Na oportunidade foi condenado a cumprir pena em regime fechado de 6 a 8 anos de prisão. De acordo com informações da PF, outras 12 pessoas trabalhavam na plantação, mas não foram presas.

O chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro, ressalta que a polícia recebeu informações de que um suspeito estava com um plantio da droga pronto para ser colhido e que no local ainda haviam armas de grosso calibre e de uso restrito.

“Fizemos um levantamento prévio de áreas que pudessem ter essa quantidade de maconha. Sabíamos que tinha a existência de um plantio grande desse traficante que já foi preso pela PF. Com o apoio de uma aeronave sobrevoamos a área e conseguimos identificar o terreno”, relatou. A PF encontrou 75 mil pés de maconha e mais 400 kg do entorpecente pronto para consumo, que foram incinerados.

Segundo dados da Polícia Federal, os 75 mil pés da planta dariam para produzir duas toneladas e meia de maconha. “Parte da droga encontrada já seria colocada para vender. Essa, especificamente abasteceria o mercado de Recife. Mas, em geral, o entorpecente produzido no Sertão, é distribuída em todo o Nordeste”, explica.

Com o homem, a polícia ainda apreendeu uma espingarda calibre 12, com 32 munições e uma pistola ponto 40, com o brasão da Polícia Militar de Sergipe (SE), roubada de um PM. O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro, onde foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Em seguida foi encaminhado para a Cadeia Pública da mesma cidade. Se condenado, pode pegar pena de 5 a 20 anos de reclusão.

Sobre os 12 trabalhadores responsáveis pelo cultivo da droga, a PF disse que ainda não foram localizados. “Nós ainda não temos informações. Mas o principal foco é o dono. Geralmente os outros são trabalhadores rurais, que geralmente não voltam. Por isso prender o traficante é o mais importante”, destacou Giovani.

Em seu depoimento, o homem disse que só falaria na presença de um juiz, mas adiantou que as armas encontradas eram suas e que havia adquirido por segurança, já que tinha muitos inimigos e temia por sua vida.

(Fonte):G1-Petrolina

[ad name=”350×250″]