Recadastramento biométrico já está sendo atendido no Centro de Convenções em Petrolina, PE

[ad name=”728×90″]img_37931

O posto funciona no térreo do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, de segunda a sexta, das 7 às 19h, aos sábados e domingos, das 8h às 16h.

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o Tribunal Regional Eleitoral montou um novo posto de atendimento para fazer o recadastramento biométrico na cidade. Cerca de 60 servidores, entre eles, 30 homens do Exército Brasileiro, estão trabalhando em regime de plantão para atender 70 mil eleitores que ainda não fizeram o procedimento no município pernambucano.

O chefe da 145ª zona eleitoral de Petrolina, Edvanilson Araújo, reforça que o prazo para a revisão biométrica segue até 31 de março, tanto na sede do TRE quanto no novo posto. “A biometria colhe e atualiza informações de endereço e telefone. Em seguida, é feita a fotografia, colhida a assinatura eletrônica, e, principalmente, as impressões digitais dos dez dedos das mãos. A biometria evita que um eleitor vote no lugar do outro e contribui para a legalidade do processo de votação no Brasil”, explica.

img_37861Para ser atendido no novo posto não é necessário fazer agendamento, basta aguardar na fila e ter em mãos um documento de identificação como identidade, carteira de trabalho, habilitação e a prova de um vínculo com a cidade de Petrolina.“A ideia é que a gente concentre as filas aqui neste posto, porque tem sombra e espaço. Na fila mesmo é feita a triagem para verificar se o eleitor está com todos os documentos e depois ele será atendido. O cadastramento dura em média 15 minutos”, relata Edvanilson. O eleitor recebe um novo título, com informações atualizadas.

De acordo com Edvanilson, o eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado e ficará impedido de votar nas eleições de 2016. Também não poderá concorrer a concurso público, fazer matrícula em universidades e escolas públicas, tirar passaporte, solicitar empréstimos, entre outras consequências.

Já para quem quer transferir o título de eleitor ou fazer o documento pela primeira vez, o prazo segue até 4 de maio.

O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 2 de outubro, e o segundo turno no dia 30 de outubro.

(Via):G1-Petrolina

 [ad name=”350×250″]