Biometria facial deverá ser adotada pelas frotas de ônibus de Petrolina, PE

[ad name=”728×90″]biom

Começou o recadastramento de estudantes e idosos que fazem uso do Cartão do Bilhete Integrado de Petrolina (BIP) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Além de revalidar o cartão, o procedimento é para que seja adota uma novidade no sistema, a biometria facial. No ato do recadastramento, que segue até o dia 30 de junho, serão coletadas imagens dos usuários para implantação da tecnologia nos transportes públicos da cidade, prevista para  funcionar a partir do segundo semestre deste ano.

Segundo a gestora da Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf), Josiclea Rodrigues, o sistema com a leitura facial será adotado para evitar transtornos aos passageiros.

“Resolvemos trazer essa melhoria, porque recebemos várias reclamações de usuários que estavam tendo dificuldades no embarque devido o suor excessivo nas mãos, a descamação nos dedos e que causam atraso no embarque. Todas as frotas de ônibus de Petrolina e os ônibus interestaduais vão instalar o equipamento de leitura facial”, explica.

De acordo com Setranvasf, as fotografias dos usuários coletadas seguem para os servidores e, na hora do embarque, todos os ônibus serão equipados com uma câmera para fazer a leitura facial. “No momento do embarque, até chegar à catraca, serão tiradas uma sequequência de cinco fotos. A foto tirada no dia será comparada à que está no sistema. A catraca libera o acesso e, se tiver outra pessoa usando, não libera a entrada”, afirma Rodrigues.

A novidade será utilizada para os estudantes e idosos também, que no município também estarão fazendo uso do sistema do Cartão BIP, podendo assentar em qualquer poltrona do ônibus.

Por: G1-Petrolina

[ad name=”350×250″]