Prefeitura de Petrolina reabre a Ilha do Fogo para a população

ilhaA Ilha do Fogo, balneário localizado entre as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, já pode ser visitada pela população de ambas as cidades. A ilha, que estava fechada desde o dia 20, precisou ser interditada para processo de retirada de um enxame que causava riscos a banhistas e frequentadores.

A intervenção, coordenada pela Prefeitura de Petrolina, foi finalizada através de parceria da gestão municipal com Corpo de Bombeiros e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). De acordo com os responsáveis pela ação, os insetos foram retirados do local, sem a necessidade de exterminá-los. “Tudo aconteceu de maneira a resguardar a segurança da população mas também a vida das abelhas, que são nativas daquela região. Precisamos promover a consciência de que homem e natureza podem conviver harmoniosamente”, avalia Iuric Pires, secretário-executivo de Turismo.

A secretaria ressalta que o isolamento da Ilha do Fogo foi necessário para a segurança dos banhistas, ambulantes e servidores da Guarda Municipal. Os trâmites para conseguir apoio e buscar uma solução que preservasse, também, as abelhas foi demorado devido a falta de disponibilização de alguns apicultores – que a pasta de Turismo entrou em contato – para realizar a remoção.

PMP 5