Prefeitura de Petrolina realizará o Mês Maio Amarelo

[ad name=”728×90″]maio amarelo

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, instituiu através do Projeto de Lei, o mês “Maio Amarelo”, dedicado à prevenção e combate à violência no trânsito. A AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, realizará o evento entre os dias 2 e 29 de maio.

A abertura acontecerá na próxima segunda-feira 2, no auditório do Sest/Senat, às 8hs, com uma apresentação teatral e palestra.

O diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, diz que o Maio Amarelo é inspirado em movimentos de combate e prevenção ao câncer, a exemplo do Outubro Rosa e do Novembro Azul e que a prefeitura de Petrolina em parceria com os mais diferentes setores da sociedade civil, adere ao Movimento Maio Amarelo, com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro por meio da educação e da fiscalização

O Setor de educação da AMMPLA vai promover bliz educativas com idosos, jovens e adultos, pilotagem defensivas. As escolas públicas e privadas receberão palestras educativas. Para o encerramento está previsto um Passeio ciclistico, com sáida na Avenida Cardoso de Sá e confraternização no Bairro Areia Branca.

Os interessados em se unir ao projeto e participar do passeio ciclistico podem entrar em contato com a Coordenadoria de Educação da AMMPLA e fazer as inscrições na AMMPLA, localizada a Avenida da Integração 1202.

O  Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Isso considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas.  Por este motivo, o símbolo do Movimento é um laço na cor amarela, ressaltando que a segurança no trânsito, a exemplo da Aids e outras doenças, também é uma questão de saúde.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos. Além do prejuízo humano, os acidentes representam um prejuízo financeiro, tendo em vista que respondem por gastos da ordem de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

A Lei prevê que o “Maio Amarelo” passa a integrar o calendário oficial de Datas e Eventos do Município de Petrolina a ser comemorado anualmente.
A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.

ASCOM-AMMPLA
PMP 5