Leite materno desenvolve intelecto das crianças, diz pediatra de Petrolina

[ad name=”728×90″]img_1416

Não é uma novidade os benefícios proporcionados tanto à mãe quanto ao bebês o aleitamento materno. Ele deve ser priorizado principalmente nos primeiros seis meses de vida da criança. Além de alimentar e melhorar o sistema imunológico da criança, o leite materno também auxilia no desenvolvimento intelectual dos pequenos, segundo a pediatra e coordenadora do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama) de Petrolina, no Sertão pernambucano, Flávia Guimarães.

A médica destaca que no leite materno tem alguns tipos de gordura que promovem o desenvolvimento cerebral. “Com certeza as crianças terão, no futuro, um melhor desenvolvimento intelectual e tem estudos que apontam isso. São crianças que terão uma saúde mental melhor, uma criança que vai ter um relacionamento melhor, mais seguro e mais tranquilo, porque a formação do vínculo afetivo entre a mãe e a criança é mais bem estabelecido nesta época”, disse a pediatra.

A coordenadora do Biama reforçou ainda que é importante as mães amamentarem os filhos, pelo menos, até os primeiros seis meses de vida. A dona de casa Edilânia Lima, tem um bebês de três meses e nunca teve problemas em amamentar. “Faz bem à saúde tanto para ele quanto para mim”, destacou a mãe de dois filhos. A dona de casa Jaqueline Souza teve um bebê prematuro, antes dos nove meses e diz que no início ficou sem jeito, mas já sabe a importância do aleitamento. “Hoje ela mama, pega peso rápido graças a Deus. O leite materno é muito bom, pois evita doenças”, disse a mãe de primeira viagem.

Mesmo neste período de surto do vírus da zika, ainda que a mãe contraia a doença, o leite não prejudica a criança, segundo a pediatra. “Não tem nenhum estudo que comprova que possa ser transmitido através do leite materno”, disse a Flávia Guimarães.

Porém alguns problemas podem prejudicar a amamentação, como a depressão pós-parto ou a psicose, segundo a psicóloga Camilla Carneiro. Um detalhe que deve ser destacado, segundo a psicóloga, é que a família precisa estar atenta e oferecer suporte emocional.

“O que vai caracterizar a depressão pós-parto é o sentimento de incapacidade da mãe de dar conta das demandas que a maternidade exige e essa relação com o bebê vai estar mais afetada. Já na psicose, como é um transtorno mais severo, ela vai apresentar alucinações, sejam visuais ou auditivas. Então ela vai ouvir vozes, vai ver coisas ou vai sentir coisas que para a gente não existem, mas que para ela são reais e relacionado ao bebê. Para ela o bebê representa uma ameaça”, explicou a psicóloga.

O Biama

O Biama funciona no Hospital Imip Dom Malan em Petrolina. Atualmente o Banco está com cinco litros de leite materno em média, quando o ideal é o dobro deste número. Por dia são atendidos cerca de 20 bebês prematuros que consomem cerca de meio litro de leite. “Então a gente precisa durante a semana aumentar esses estoques para que o leite não venha faltar”, disse a coordenadora do Biama, Flávia Guimarães.

O leite materno é doado por mães que tenham leite em excesso, ser saudáveis, não estar tomando medicamento, não ter feito transfusão sanguínea nos últimos cinco anos, não teve tido hepatite. “Precisamos manter a qualidade deste leite. Então se a mãe que apresenta estas condições, pode doar o excesso de leite”, explicou Flávia Guimarães.

Por: G1-Petrolina

[ad name=”350×250″]