Projeto propõe criação de Parque Tecnológico na Ilha do Fogo

[ad name=”728×90″]00_Ilha

Desenvolver aptidões, criar oportunidades e tornar o Vale do São Francisco um celeiro de novas tecnologias. Esses são alguns dos objetivos de um novo projeto que vem sendo desenhado para Petrolina, o Ilha Digital, que pretende transformar a Ilha do Fogo em um parque tecnológico.

A ideia inovadora e ousada é do prefeito de Petrolina, Julio Lossio, e está sob a responsabilidade do presidente da Vale Digital Eugenio Marques, que junto do professor do Colegiado de Engenharia da Computação da Univasf e doutorando, Rômulo Calado e o professor do IF Sertão – Ouricuri, Ricardo Araújo, está analisando a viabilidade e execução do projeto. De acordo com a proposta de Lossio, o objetivo é atrair empresas de respaldo nacional para constituir o parque e promover a instalação de uma incubadora de start-ups, empresas iniciantes de tecnologia, com poucos integrantes, ainda em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. Além de promover melhorias para o município através da geração de emprego e renda.

Ainda segundo o prefeito, Petrolina tem um grande potencial para desenvolver um projeto como este, especialmente por ter instituições de ensino superior que formam profissionais de Tecnologia da Informação (T.I.) e que muitas vezes deixam a cidade por falta de oportunidade em suas áreas. A proposta é absolver o potencial e capacidade dos egressos e estimular a produção de conhecimento dentro do Vale do São Francisco.

Outra inovação que o projeto propõe é o “Museu do São Francisco”. Um museu digital em que as pessoas poderão, dentro de um espaço com mais de 20 metros, percorrer todo o rio São Francisco, desde a sua nascente à sua foz, por meio de uma representação digital do rio, possibilitando que qualquer pessoa possa conhecer um pouco mais sobre a cultura e as histórias das cidades ribeirinhas.

Visionário e atento as questões que envolvem a tecnologia, o prefeito diz acreditar no projeto que vai tornar Petrolina uma cidade ainda mais atrativa e desenvolvida. “Nossa proposta é transformar Petrolina e o Vale do São Francisco em um ambiente ainda mais motivador, que estimule a permanência das mentes brilhantes que estão sendo formadas ano após ano aqui”, avaliou o gestor municipal.
PMP São João