Bancários podem deflagar greve por tempo indeterminado

Campanha Salarial SUZI

[ad name=”728×90″]

O Sindicato dos Bancários esteve presente nesta quarta-feira (31) nas agências bancárias públicas e privadas dos municípios de Paulista e Olinda, na Região Metropolitana do Recife, para divulgar a Campanha Nacional 2016 “Só a Luta Te Garante”. Hoje (1/09), a categoria foi convocada a participar da Assembleia Geral Extraordinária, na sede do Sindicato, às 18h30, para deliberar a deflagração ou não da greve. O indicativo para greve nacional por tempo indeterminado é para o dia 6 de setembro.

Cumpridas todas as rodadas de negociação, o Sindicato apresentou a proposta aos banqueiros. Porém, a Fenaban propôs reajuste de 6,5% e abono de R$ 3 mil cujo montante não atinge nem mesmo a inflação de 9,5%.

Com a paródia da música “Maracatu Atômico”, de Jorge Mautner, os dirigentes sindicais apresentaram a cartela de reivindicações e e foram recebidos com entusiasmo pelos bancários e usuários do sistema financeiro.

A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, ressalta o histórico de luta da categoria no estado. “Conseguimos ganhos reais nos últimos 13 anos, com muita mobilização. Pernambuco nunca fugiu da luta e, desta vez, não será diferente. A proposta dos banqueiros está muito aquém do que merecemos e podemos conquistar”. Vamos à luta!”, defende.

As condições das agências visitadas evidenciaram a necessidade de avanços nas negociações. Clientes esperavam em longas filas para ser atendidos, enquanto os bancários davam conta de enormes demandas de trabalho. As demissões na categoria têm crescido, sem perspectiva de novas contratações.

Segundo a secretária-Geral, Sandra Trajano, é de suma importância que a categoria se envolva no debate levantado pela Campanha Nacional. “A assembleia é um momento político de decisão plena da categoria. Por isso, é muito importante a participação de todos e todas. Para que amanhã, a decisão que seja tomada, pela adesão ou não da greve, seja consciente e participativa”, afirma.
[ad name=”350×250″]