Funcionários da Codevasf Petrolina realizam o "Dia D da Ação Outubro Rosa"

outubrorosa-foto

[ad name=”728×90″]

Funcionários da 3º Superintendência Regional da Codevasf-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, participam nesta quinta-feira 27, do Dia D da ação Outubro Rosa. A campanha idealizada pelo Ministério da Saúde para divulgar, anualmente, ações de prevenção desse tipo de câncer, conscientizando sobre a doença ganhou a adesão da Codevasf.

Exercendo função há mais de 38 anos na Codevasf, Zalba Leocardio, é mãe e avó, por isto revela que a cada ano aumenta  o compromisso de incentivar da importância do exame de mama não só durante o mês de outubro e sim viver com prevenção sempre.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população a Codevasf faz durante todo o dia de hoje uma campanha de incentivo ao exame. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.