Boatos sobre dinheiro extra do Bolsa Família

 

informebf

Recentemente, através das redes sociais, se espalhou a informação que beneficiários do Bolsa Família teriam direito a receber um “dinheiro extra” ou “repasse retroativo”.  Não se sabe quem criou esse boato e nem porque criou, talvez tenha sido por brincadeira maldosa ou alguém pode ter interpretado errado o que está exposto no Portal da Transparência do Bolsa Família.

Através do Portal da Transparência todos têm acesso às informações referentes aos valores recebidos por cada beneficiário.

Segundo a coordenadora do PBF no Estado, Maria José Fernandes, não existe a possibilidade de pagamento retroativo aos beneficiários do programa, exceto nos casos específicos em que houver a suspensão de repasse e o gestor municipal solicitar o desbloqueio.

Ela explica que os Gestores Municipais do Programa Bolsa Família possuem meios de averiguar se há parcelas retroativas a serem pagas, após liberação por meio de verificação nos sistemas (Folha de Pagamento e Sistemas de Benefícios ao Cidadão – (IBEC)”, Coordenado na Bahia pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social o Bolsa Família é um programa federal de transferência direta de renda, com condicionalidades, voltado para as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. 

Portanto, é possível que alguém, em um caso específico, tenha direito a receber algum “dinheiro extra”, mas em relação a essa informação recente vinculada, irresponsavelmente, nas redes sociais, é FALSA.