Operação Papai Noel intensifica segurança no Centro de Petrolina, PE

captura_de_tela_2015-12-01_as_16-41-51
Operação Papai Noel em Petrolina, PE (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)

[ad name=”Celular”]

Começa nesta quinta-feira (1º) a “Operação Papai Noel” da Polícia Militar no Centro de Petrolina, Sertão de Pernambuco. A Operação, que segue até o dia 31 de dezembro, tem o objetivo de intensificar a segurança para coibir crimes como roubos e furtos durante o final do ano.

De acordo com o chefe da Seção de Operações do 5º Batalhão da Polícia Militar (5ºBPM), major Marcos Costa, durante todo dezembro a 1ª Companhia da PM vai funcionar no estande montado na Avenida Souza Filho, que vai servir como apoio da Operação. “Vamos ter policiamento em viaturas, motorizado e a pé. 20 duplas irão circular por dia no centro da cidade durante todo o mês”, destacou o major Marcos Costa.

Durante a Operação Papai Noel de 2014, foram registrados oito furtos, seis roubos, uma arma foi apreendida e foram confeccionados 12 Boletins de Ocorrência (BO). No mesmo período de 2015 foram registrados seis roubos, seis furtos e não foi apreendida arma de fogo. No ano passado durante a Operação o número de registros de BO aumentou, passou de 12 para 15. De acordo com o major Marcos Costa, a intenção este ano é que os índices diminuam. “A meta é reduzir este número em relação aos anos anteriores. O ideal é zerar, mas aí já é um pouco mais complicado”, disse Costa.

Além da PM, vão participar a Guarda Municipal, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Secretaria de Ordem Pública, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. Ao todo, 60 pessoas deverão fazer a segurança durante todo o mês.

Dicas de segurança

Durante as compras de final de ano, a população precisa ficar atenta, pois como o fluxo de compradores aumenta no Comércio neste mês, os bandidos também tendem a atuar mais no Centro da cidade. “O que a gente mais insiste é a atenção das pessoas. As pessoas têm que ir para o Centro atentas, pois a movimentação é mais intensa. Nesta atenção a gente diz para as pessoas evitarem, por exemplo, andar com celular na mão ou no bolso, a carteira, se possível, ficar na frente e, preferencialmente, usar cartão de débito e/ou crédito”, ressaltou o major.

Mas caso alguém seja roubado ou furtado pode procurar o policial mais próximo ou a cabine na Avenida Souza Filho. O estande funciona 24h.

Amanda Franco - G1 Petrolina